03.2025 • Práticas de desenvolvimento curricular apoiadas por tecnologias e recursos digitais

10-12-2024

Objetivos a atingir
Pretende-se apoiar os professores na integração do digital no processo de ensino e aprendizagem, de modo a melhorar a qualidade das aprendizagens e o sucesso dos alunos.
São objetivos específicos da oficina:
-Capacitar os professores para integrar as tecnologias digitais no desenvolvimento curricular, encorajando a reflexão e a
promoção da aprendizagem significativa.
-Promover a criação de cenários de aprendizagem, adaptados às necessidades específicas das diferentes disciplinas e níveis de ensino, facilitando a implementação de projetos curriculares que incorporem a utilização eficaz das tecnologias digitais.
-Estimular a colaboração e a partilha de práticas de referência, com vista à criação de uma comunidade de aprendizagem digital.

Conteúdos da ação
Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar os docentes para a utilização de Recursos Educativos Digitais e Ferramentas Digitais no desenvolvimento curricular, adequados ao contexto das suas escolas.
- Documentos de enquadramento das políticas educativas.
- Programa de Digitalização para as Escolas
- DigCompEdu e SELFIE for Teachers
- Metodologias ativas de aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional, para integrar as tecnologias digitais em diferentes áreas curriculares.
- Ferramentas e recursos educativos digitais para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem: Pesquisa, seleção, edição e criação.
- A Inteligência artificial (IA) na aprendizagem e no apoio à prática docente.
- Avaliação das aprendizagens: estratégias de avaliação digital com recursos a soluções digitais.
- Desenho e implementação de cenários de aprendizagem com recurso ao digital.
- Partilha de práticas em contexto e exploração de casos práticos do uso das tecnologias digitais no desenvolvimento curricular.

Regime de avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base i) a qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões, ii) o cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas, ii) a qualidade da realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas.

[PLANO AÇÃO]

Duração50 horas. 25
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-128164/24