12.2025 • O vídeo como ferramenta pedagógica e didática: criação e produção de recursos educativos digitais

13-12-2024

Objetivos
Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras;
Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo;
Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização;
Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos;
Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo);
Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo);
Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento;
Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.

Conteúdos
Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas – 1,5 horas síncronas + 1,5 horas assíncronas)
Visualização de curtas metragens produzidas em contexto escolar
A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara
Som e imagem: a importância no vídeo educativo
Storyboard / guião
Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)
Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (2 horas – 1 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
Formatos e suportes de imagem
Hardware e software de aquisição de imagem
Apresentação de ferramentas de edição de imagem
Exploração de ferramentas de edição de imagem
Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas – 1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)
Formatos e suportes de áudio
Hardware e software de captura de som
Técnicas de captura de áudio
Utilização de camadas em composição multipista
Edição e transformação de pistas de áudio
Transições e efeitos de áudio
Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final
Módulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula (5 horas – 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula
Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula
Exploração de ferramentas de captura de ecrã
Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo)
Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo (6 horas – 2,5 horas síncronas + 3,5 horas assíncronas)
Visualização de vídeos sobre a temática
Formatos e suportes de vídeo
Hardware e software de captura de vídeo
Noções sobre a captação de imagem e de áudio
Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos
Transições e sequências de vídeo
Técnicas de Render
Módulo VI – Projeto (6 horas – 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
Criação de um projeto “vídeo-aula”
Apresentação e partilha do projeto
Reflexão conjunta sobre a ação

Regime de avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios:

Participação/Contribuição - 50%; T

rabalho de aplicação de Conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas. 25
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-128934/24