11.2025 • Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Espanhol

13-12-2024

Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
- Promover a valorização dos diferentes elementos da sua cultura, identidade e língua por oposição à cultura hispânica e à língua espanhola, dos espaços de realidades culturais diferentes e atitudes de tolerância e respeito intercultural;
- Rever a linguagem e os papéis da interação organizacional na sala de aula para uma comunicação simples e eficaz (instruções, trabalho de pares/grupo, etc.);
- Encorajar o trabalho colaborativo, a partilha de ideias e práticas e o acesso a recursos didáticos de referência.

Conteúdos

Nota:

A oficina é constituída por 8 módulos (2 obrigatórios e 6 opcionais):
Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais
O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais.
Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na formação. Cada turma frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação.

Na última sessão presencial haverá a apresentação/partilha dos trabalhos e discussão dos resultados

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA)
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina)
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Módulo 2 – Competência Intercultural (5 horas)
Descrição de elementos culturais, de identidade e língua por oposição à cultura hispânica e à língua espanhola;
Estratégias de inclusão das artes no ensino de ELE;
Identificação de exemplos de atitudes de tolerância e respeito interculturais para consolidação de práticas de relacionamento interpessoal.
Módulo 3 – Competência Comunicativa: interação oral e escrita (5 horas)
Fatores subjacentes às carências/falhas na comunicação e/ou no processo de interação oral e escrita; fatores emocionais implicados/superação;
Estratégias de promoção de autonomia e de trabalho colaborativo.
Módulo 4 – Competência Comunicativa e géneros textuais (5 horas)
Produção escrita (técnicas; fases; estruturação textual, centrada na coerência e progressão temáticas); interferências (derivadas da proximidade linguística) e as suas implicações didáticas; ultrapassar a fossilização linguística; o erro ao serviço da aprendizagem; estratégias na aquisição de ELE: a avaliação da interlíngua do aluno no contexto de uma língua próxima
Géneros textuais.
Módulo 5 – Competência Comunicativa: produção oral (5 horas)
Técnicas; interferências linguísticas e as suas implicações didáticas; transferência de conceitos e procedimentos próprios da comunicação oral, entre a LM e o espanhol; o erro ao serviço da aprendizagem: ultrapassar a fossilização linguística frequente em ELE; estratégias na aquisição de ELE: a avaliação da interlíngua do aluno (proximidade).
Módulo 6 – Competência Comunicativa: compreensão oral e escrita (5 horas)
Compreensão oral (técnicas de audição/ compreensão em diferentes contextos; métodos para avaliar e melhorar a CO; estratégias de comunicação e estilos de aprendizagem: adequação das estratégias didáticas e dos recursos de aprendizagem aos perfis dos alunos);
Compreensão escrita (técnicas de CE: a importância das palavras-chave, o resumo, o papel dos conectores; estratégias de metacognição adequadas aos contextos).
Módulo 7 – Criação e prática: projetos interdisciplinares (5 horas)
Criação e prática de projetos interdisciplinares no ensino de ELE: intercompreensão entre o Espanhol e outras áreas disciplinares.
Módulo Final (2,5 horas) – Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

Regime de avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos.

O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas
planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

[PLANO AÇÃO]

Duração50 horas. 25
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-128070/24