14.2025 • 4 corpos em dança inclusiva

13-12-2024

Objetivos
1 – Desenvolver competências em educadores e professores que permitam a inclusão de todos os alunos em atividades de movimento expressivo;
2 - Sensibilizar os educadores e professores para as temáticas da dança inclusiva baseada na exploração dos 4 corpos;
3 – Adaptar dança inclusiva ao desenvolvimento de competências da consciência e do domínio do corpo, sensibilidade estética e artística, pensamento crítico e criativo, desenvolvimento pessoal e autonomia e o relacionamento interpessoal;
4 - Estimular a criatividade na área da dança através de novas formas de exploração do corpo;
5 - Preparar os educadores e professores para trabalharem com grupos heterogéneos respeitando as dificuldades e potencializando as habilidades individuais de cada um;
6 - Planificar e implementar sessões de dança criativa inclusiva na sala de aula tendo como suporte recursos disponibilizados nesta Oficina ou investigados pelos docentes.

Conteúdos
• Dança inclusiva, competências transversais - 7h
• Observação, objetivos dos 4 corpos: Corpo em movimento/participativo; Corpo sonoro/comunicativo; Corpo expressivo/criativo e Corpo performativo/artístico, práticas pedagógicas - 7h
• Processos criativos em dança inclusiva – 8h
• Construção de planos de aula. – 3h

Regime de avaliação
A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro conjugado com os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração uma lógica formativa e de acompanhamento.
Neste caso, a Oficina de Formação tem a seguinte ponderação:

25% - Trabalho presencial

60% - Trabalho autónomo

15% - Reflexão crítica

[PLANO AÇÃO]

Duração50 horas. 25
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125348/24