Objetivos
a) Apresentar projetos europeus que apoiam o desenvolvimento de projetos a nível de escola;
b) Articular de conteúdos entre o 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico;
c) Elaborar materiais para a sala de aula;
d) Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didático e curricular dos professores;
e) Desenvolver uma atitude positiva dos professores e alunos relativamente à Matemática;
f) Selecionar, discutir e preparar projetos matemáticos para desenvolver na sala de aula;
g) Construir, ensaiar e avaliar materiais e procedimentos para aplicar em situação de aprendizagem matemática;
h) Criar dinâmicas de trabalho colaborativo;
i) Promover a troca de experiências;
j) Promover a reflexão individual e conjunta sobre as práticas pedagógicas.
Conteúdos
– Programas e projetos europeus que apoiam o desenvolvimento de projetos a nível de escola;
– Exemplos de projetos matemáticos;
– Natureza das tarefas e comunicação na sala de aula de Matemática;
– Temas matemáticos e as capacidades transversais;
– Conceção, em trabalho cooperativo, de um projeto matemático para desenvolver na sala de aula;
– Apresentação ao grupo turma do projeto.
Regime de avaliação
Avaliação quantitativa de cada formando, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.
A avaliação quantitativa de 0 a 10 valores será baseada nos seguintes critérios e ponderações:
1) Participação nas Sessões (50%):
- Realização das tarefas propostas em cada sessão de formação (30%)
- Participação nas atividades de discussão/reflexão (20%).
2) Trabalho de aplicação dos conteúdos (50%):
- Realização/apresentação dos Trabalhos (40%)
- Entrega do Relatório de Reflexão final (10%)
Duração | 25 horas. 25 |
Dias de Duração | Entre 8 e 9, dependendo da turma. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-125955/24 |