01.2025 • Storytelling para inovar na educação: Plataforma Digital Stories

10-12-2024

Objetivos a atingir
- Promover as literacias da leitura, escrita, informação e media através da exploração do storytelling digital;
- Dotar os docentes de recursos pedagógicos numa escola inclusiva e crescentemente intercultural;
- Estimular o uso de estratégias pedagógicas e metodologias inovadoras, capazes de contribuírem para o sucesso escolar, integrando as potencialidades da biblioteca escolar.
- Promover a integração do storytelling digital nos programas curriculares das diferentes disciplinas;
- Ajudar a criar situações de aprendizagem baseadas no storytelling para reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
- Desenvolver as competências digitais dos docentes através do uso da plataforma educativa online de histórias digitais.
Conteúdos da ação
O projeto Digital Stories (https://www.digitalstories-project.eu/) foi cofinanciado pela União Europeia e está a ser implementado em Portugal, Itália, Eslovénia e Turquia. Integra umaplataforma digital, com dez módulos, agrupados por grandes temas, com recursos pedagógicos a serem explorados em ambiente letivo.
Sessões presenciais:
SESSÃO 1 (3 horas) - Apresentação da oficina. A importância do storytelling e do digital storytelling na Educação: contributo do storytelling para o incremento das literacias, dainterculturalidade e do PASEO.
SESSÃO 2 (3 horas) - Apresentação da plataforma. Exploração do MÓDULO 1 – MEDOS: tipos de medo relacionados com a escola.
SESSÃO 3 (3 horas) - MÓDULO 2 – HONESTIDADE e MÓDULO 3 - A ESCOLA É A MINHA SEGUNDA CASA: Qual é o poder da honestidade?; Um dia na escola.
SESSÃO 4 (3 horas) - MÓDULO 4 – PRECONCEITOS e MÓDULO 5 – AMIZADE: Enfrentando os nossos preconceitos; Escrevo e conto a minha história; A nossa amizade, a nossahistória;
SESSÃO 5 (3 horas) - MÓDULO 6 - PARTILHAR E CUIDAR e MÓDULO 7 - TUDO TEM UM FIM: Partilhar é bom; As fábulas
SESSÃO 6 (3 horas) - MÓDULO 8 - A IGNORÂNCIA NÃO É UMA BÊNÇÃO e MÓDULO 9 - COMPETÊNCIAS ECOLÓGICAS: Criar soluções: da ignorância à capacitação; As pessoascontam histórias, a terra também conta histórias;
SESSÃO 7 (3 horas) - MÓDULO 10 - EXPANDE OS TEUS LIMITES: O que as histórias realmente nos ensinaram; Palavras com significados desconhecidos; Escrever e dar voz aopróprio conto de fadas.
SESSÃO 8 (4 horas) - Apresentação e partilha dos trabalhos realizados. Avaliação da Formação.
Trabalho autónomo:
Os formandos, no trabalho autónomo, dão continuidade às tarefas iniciadas nas sessões presenciais, produzem recursos pedagógicos e aplicam propostas de atividades com os alunos,em contexto letivo.


O trabalho autónomo desenvolve-se do seguinte modo:
Sessão 1 (3 h.) – Reflexão autónoma sobre a importância do storytelling e do digital storytelling na Educação e seu enquadramento no PASEO.
Sessão 2 (3 h.) – Produção de recursos pedagógicos relacionados com o módulo 1 e aplicação prática em ambiente de sala de aula.
Sessão 3 (3 h.) – Desenvolvimento, com os alunos, de histórias relativas aos módulos 2 e 3 com recurso a ferramentas digitais (StoryJumper).
Sessão 4 (3 h.) - Produção de recursos pedagógicos relacionados com os módulos 4 e 5 e aplicação em sala de aula (StoryJumper – construção de histórias e Mentimeter-brainstorming).
Sessão 5 (3 h.) – Planificação de 2 sessões de escrita criativa a serem dinamizadas na biblioteca escolar (tema: As fábulas).
Sessão 6 (3 h.) - Criação de storyboards (Canva) e/ou de vídeo (OpenShot) referentes às competências ecológicas com aplicação pedagógica.
Sessão 7 (3 h.) – Elaboração de padlet e/ou blog onde os alunos criam a suas histórias com base em palavras dadas pelo professor. Criação da lista de palavras.
Sessão 8 (4 h.) - Conclusão da elaboração dos recursos pedagógicos. Reflexão crítica e avaliação.

Regime de avaliação

1. Participação/contributo nas sessões: 40%

- Dinâmica da participação e qualidade das intervenções – 20%
- Competências e capacidades (rigor científico, coerência, pertinência) – 20%


2. Trabalho de aplicação dos conteúdos: 60%
- Qualidade do trabalho - 20%
- Relevância pedagógica para a prática - 20%
- Reflexão crítica - 20%

[PLANO AÇÃO]

Duração50 horas. 25
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-132498/24