50.2024 • Bibliotecas escolares: físicas e digitais

06-11-2024

NOTA: AÇÃO EXCLUSIVAMENTE DESTINADA A PPROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS DAS ESCOLAS DE BRAGA, BOTICAS, MONTALEGRE, PÓVOA DE LANHOSO E VIEIRA DO MINHO.

Apesar da crescente tendência, na atualidade, para a desmaterialização documental, a existência física da biblioteca num espaço dedicado do recinto escolar, gerido por professores bibliotecários e acessível a todos os públicos continua, mais do que nunca, válida e justificada. Contudo, deverá iniciar-se uma nova etapa na vida da biblioteca, natural na história de todas as instituições dinâmicas: a reconfiguração imposta pelas mudanças trazidas pela passagem do tempo, a correção de opções e condições de serviço que já não respondem às necessidades e, acima de tudo, a conciliação de práticas datadas com novas formas de trabalho que, sem descaracterizarem a biblioteca, a compaginem com as novas solicitações. Com esta ação pretendem-se capacitar os formandos para uma intervenção qualificada no espaço físico da biblioteca, dotando-a de novos serviços e funcionalidades.

Vive-se atualmente uma transformação digital em todas as áreas da vida humana. Face a toda esta evolução, e para continuarem a responder às necessidades dos utilizadores e a desempenhar o seu papel fundamental no apoio à ação das múltiplas iniciativas das escolas onde se inserem, torna-se imprescindível que as bibliotecas escolares evoluam para formatos híbridos, complementando os serviços que prestam presencialmente com serviços disponibilizados em linha. Por essa razão a presença em linha das bibliotecas escolares é fundamental que as bibliotecas desenvolvam uma presença digital forte e diversificada.

Conteúdos da ação

A Biblioteca Física

Sessão 1 (3 horas) Biblioteca escolar, espaço multimodal: . o modelo conceptual da escola portuguesa: áreas de ensino, gestão e sociais; . modelo conceptual da biblioteca escolar. O espaço da biblioteca: . localização e acessibilidade; . dimensionamento: as fórmulas de cálculo das áreas funcionais; . a planificação da intervenção/ requalificação do espaço.

Sessão 2 (3horas) O espaço da biblioteca: . especificações técnicas: insonorização, climatização/ ventilação; iluminação e redes de energia e dados; . mobiliário e equipamentos informáticos: normativos técnicos - usabilidade e ergonomia.

Sessão 3 (3 horas) . Legislação e normativos técnicos: normas portuguesas/ ISO e europeias.

Sessão 4 (3 horas) . Elaboração de um projeto de intervenção/ requalificação de uma biblioteca. A Biblioteca Digital

Sessão 5 (3 horas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar:. • A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares. • Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital.

Sessão 6 ( 3 horas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares • Definição de uma estratégia de comunicação; • Canais de comunicação • Definição de um canal principal • Canais secundários a equacionar.

Sessão 7 ( 3 horas) - • Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos. • Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência. • Normas e princípios. • Proteção de dados pessoais / política de privacidade • Direitos de autor e direitos conexos.

Sessão 8 (4 horas ) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares • Elaboração de um plano de ação estratégico; • Avaliação da ação.

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-131124/24