Nota: Ao abrigo do artº 3 do despacho do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo despacho nº 4840/2023, de 21 de abril, esta formação pode ser considerada formação na área científica e pedagógica (formação específica).
Objetivos a atingir
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto deconhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu).
São objetivos específicos:
- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas doreferencial DigCompEdu;
- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CDdos alunos;
- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos da ação
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.
- Documentos de enquadramento das políticas educativas.
- Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na eradigital.
- Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção dautilização de RED de forma colaborativa.
- Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo deensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.
- Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação dasaprendizagens com recursos a soluções digitais.
- CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunosutilizando formatos inovadores para promover a sua CD.
- Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Duração | 50 horas. |
Dias de Duração | 9 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-116859/22 |