Objetivos a atingir
O Projeto Hypatiamat parte de uma interface tecnológica visando capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por este tipo de ambientes.
Esta oficina, centra-se nos diferentes tópicos contemplados no atual Programa de Matemática (Novas aprendizagens essenciais) para o 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e nas aprendizagens essenciais, com recurso às diferentes valências da plataforma HYPATIAMAT (https://www.hypatiamat.com).
Pretende-se munir os professores de uma ampla variedade de recursos digitais ou não, que, depois de serem por eles analisados e explorados, possam vir a ser aplicados na sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos.
Espera-se que, no final desta oficina de formação, os participantes se sintam implicados e capacitados na utilização desta plataforma no ensino/aprendizagem da matemática na sala de aula como recurso para melhorar o rendimento escolar dos seus alunos nesta disciplina.
Conteúdos da ação
A oficina de formação envolve uma prática pedagógica e didática que implica experimentação de metodologias, materiais
e instrumentos de avaliação adequados aos programas de matemática, nomeadamente sobre:
I - Articulação dos programas de matemática – Objetivos; Competências Gerais e Específicas; Temas e Conteúdos;
Sugestões Metodológicas; Avaliação – com os princípios orientadores subjacentes à plataforma Hypatiamat.
II - Visão pormenorizada dos recursos disponibilizados nesta plataforma para o 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.
III - Elaboração de tarefas e instrumentos de avaliação adequados.
CRONOGRAMA
Turma destinada, apenas, a docentes a lecionar em escolas do concelho de Braga.
Duração | 50 horas. |
Dias de Duração | 7 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-120618/23 |