26.2024 • Direção Orquestral nas Orquestras Escolares

19-06-2024

Objetivos a atingir
Adquirir competências básicas de direção de grupos instrumentais;
Compreender a importância do repertório na planificação/ programação;
Conhecer a importância do conhecimento do repertório para a planificação de programas;
Identificar as diferentes formas de ensaio existentes;
Adquirir conceitos formais e históricos acerca do repertório e o desenvolvimento das competências analíticas musicais;
Gerir e ultrapassar problemas relativos à organização das orquestras em meio escolar (horários, tipologias).

Conteúdos da ação
Direção orquestral
Técnica de direção:
- Exercícios de relaxamento
- Posição/ Ponto de partida
- Anacrusa direta e indireta
- Ressaltos e círculos
- Padrões básicos de compassos (1, 2, 3, 4, 5, 6, etc.)
- Exercícios quironómicos
- Atividade/ Passividade do gesto
- Dinâmica
- Articulação
- Mudanças de andamento/ Agógica (rallentando, accelerando, ritardando, etc.)
- Cortes das suspensões
- Compassos compostos
- Independência das mãos/ A mão esquerda
- O uso da batuta
Estudo de partituras:
- Análise (morfológica, estrutural e harmónica)
- Sinalização da partitura
Gestão de ensaio/ aula:
- Planificação de ensaios
- Técnicas de ensaio
Aulas práticas com orquestra:
- Ensaios com orquestra de sopros/ percussão e cordas/ sinfónica
Constituição das orquestras:
- Tipologia
- Nível
- Balanço instrumental
Gestão de horários/ alunos:
- Concretização de horários
- Distribuição da carga horária (ensaio/ aula de naipe/ tutti)
Gestão artística/ pedagógica de programas das orquestras escolares:
- Planificação a curto, médio e longo prazo
- Escolha e adequação dos programas
- Concretização dos programas

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos será realizada através da realização de tarefas propostas e participação nas atividades desenvolvidas. Assim, tem como figuras de avaliação uma prova prática (60%) e uma reflexão crítica (40%).
A prova prática pretende (observação direta):
- Aferir o grau de conhecimento (análise formal e estrutural) do repertório a ser trabalhado (15%);
- Aferir a profundidade no planeamento da aula (técnicas de ensaio) (15%);
- Avaliar a evolução da técnica de direção (15%);
- Avaliar a resposta dos formandos às necessidades do grupo no seguimento da sua planificação (15%).
A reflexão crítica pretende:
- Constatar uma reflexão pessoal das práticas dos formandos (10%);
- Constatar uma reflexão e atualização dos objetivos e conteúdos propostos por parte dos formandos (10%);
- Constatar uma reflexão e atualização de práticas de planificação de ensaio dos formandos (10%);
- Constatar uma reflexão e atualização de práticas de planificação de repertório por parte dos formandos (10%).

Cronograma:

Sessão 1

Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | 14h30-16h

Sessão 2

Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | 10h-13h

Sessão 3

Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | 14h30-16h

Sessão 4

Terça-feira, 25 de junho de 2024 | 11h-13h

Sessão 5

Terça-feira, 25 de junho de 2024 | 18h-19h

Sessão 6

Quarta-feira, 26 de junho de 2024 | 9h30-13h

Sessão 7

Quarta-feira, 26 de junho de 2024 | 14h30-18h/ 18h-19h

Sessão 8

Quinta-feira, 27 de junho de 2024 | 9h30-13h

Sessão 9

Quinta-feira, 27 de junho de 2024 | 14h30-18h / 18h-19

Sessão 10

Sexta-feira, 28 de junho de 2024 | 9h30-13h

Sessão 11

Sexta-feira, 28 de junho de 2024 | 14h30-18h / 18h-19h

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas.
Dias de DuraçãoEntre 6 e 11, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-126711/24