Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
A saúde Mental faz hoje parte das prioridades da Saúde Pública, na última década os dados epidemiológicos reunidos, evidenciam que as perturbações psiquiátricas e os problemas relacionados coma Saúde Mental (SM), são a principal causa de incapacidade, de morbilidade e de morte prematura (DGS, 2008). O Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) (2009), menciona que a promoção da SM é o pilar da capacitação de crianças e jovens em promoção e educação para a saúde. A efetividade das intervenções de promoção da SM na escola, revela-se na melhoria da ligação entre esta, a família e a comunidade, na redução do abandono, redução do insucesso e dos comportamentos violentos em meio escolar, com repercussões nos resultados académicos e nos ganhos em saúde da comunidade educativa. A escola é um local singular para a aquisição e transmissão de conhecimentos, competências, regras, atitudes e valores. O Plano Nacional de Saúde Escolar (PNSE), recomenda a capacitação da comunidade educativa: a deteção precoce das perturbações emocionais e comportamentais na escola, especialmente aquelas que têm impacto no desempenho escolar (défice de atenção, perturbações de oposição, ansiedade, depressão) permite uma intervenção atempada e logo, melhorar o sucesso escolar. Este Curso de Formação, dirigido a docentes, dos diferentes ciclos de ensino, pretende dotar/capacitar os docentes de conhecimentos teóricos e práticos, sobre várias temáticas para promover a SM em contexto escolar.
Objetivos a atingir
- Reconhecer a importância da Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar;
- Identificar sinais de Ansiedade;
- Identificar sinais de Depressão;
- Identificar os fatores de risco nos Comportamentos Suicidários e Autolesivos;
- Identificar os fatores protetores nos Comportamentos Suicidários e Autolesivos;
- Desenvolver estratégias na prevenção dos Comportamentos Suicidários e Autolesivos;
- Distinguir a Depressão da Tristeza;
- Reconhecer os Comportamentos Aditivos;
- Desenvolver competências para lidar com casos de violência.
Conteúdos da ação
- Programa para a Área da saúde Mental (2H)
• Plano Nacional de Saúde Mental;
• Plano Nacional de Prevenção do Suicídio;
• Saúde Mental em Saúde Escolar
- Saúde Mental (2H)
• Saúde Mental Positiva
- Doença Mental (14H)
• Stresse & Ansiedade: sinais e sintomas;
• Depressão: sinais e sintomas;
• Perturbação do Comportamento Alimentar: sinais e sintomas;
• Comportamentos Suicidários & Autolesivos: estratégias de prevenção;
• A importância do Sono;
- Comportamentos Aditivos e Dependências (4H)
• Adição com substância;
• Adição sem substância
- Violência: reconhecer para intervir (3H)
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes parâmetros:
• Participação: nas tarefas; pela intervenção; pela assiduidade e pontualidade – 50%;
• Trabalhos Produzidos: reflexão critica/ memória final– 50%
Sessão 1
Segunda-feira, 02 de setembro de 2024 | 09h00-13h00
Sessão 2
Segunda-feira, 02 de setembro de 2024 | | 14:h00-18h00
Sessão 3
Terça-feira, 03 de setembro de 2024 | 09h00-13h00
Sessão 4
Terça-feira, 03 de setembro de 2024 | | 14:h00-18h00
Sessão 5
Quarta-feira, 04 de setembro de 2024 | 09h00-13h00
Sessão 6
Quarta-feira, 04 de setembro de 202 | 14:h00-19h00
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | Entre 3 e 6, dependendo da turma. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-127104/24 |