Objetivos
São objetivos específicos desta formação os seguintes:
- Concetualizar e caracterizar os recursos didáticos associados às narrativas visuais e acústicas;
- Capacitar científica e pedagogicamente os docentes para implementar nas suas aulas tarefas experimentais diversas, que proporcionem um maior envolvimento dos alunos, e que neles despertem a curiosidade, a observação e o espírito crítico;
- Construir materiais educativos diversos, aplicáveis em sala de aula;
- Ampliar o olhar sobre as formas de comunicações artísticas por meio das Narrativas Visuais e Acústicas;
- Selecionar sons do quotidiano como material acústico para realização de leituras, no sentido de produzir um suporte áudio à narrativa;
- Entender as narrativas visuais e acústicas como elementos de aprendizagem para a criação de uma literacia estética e artística, plena de conteúdo e mensagem;
- Diversificar as metodologias de ensino-aprendizagem em sala de aula, com o objetivo de incentivar e fomentar o processo criativo e o questionamento face às temáticas subjacentes;
- Criar produtos artísticos assentes em conteúdos programáticos de diferentes disciplinas.
Conteúdos
Narrativas em Cartaz:
• História do cartaz
• Elementos constituintes de um cartaz
• Tipos de cartazes
• Cartazes interventivos
• Imagem
• Elaboração de cartazes
Narrativas em Caixa:
• Conceito de Assemblage
• Escultura/Objeto/Montagem
• Associação assemblage/narrativa
• Criação de uma assemblage
Narrativas em livro objeto:
• Livro álbum e ilustração infantil
• Livros objeto
• Oficina de escrita
• Realização de um livro objeto
Narrativas em som:
• Captação e recolha de sons
• Aplicação para edição de som
• Masterização e tratamento digital
Metodologias de realização da ação
- Seis sessões teórico-práticas de 3 horas cada.
- Uma sessão teórico-prática de 4 horas.
- Uma sessão presencial de 3 horas para apresentação do trabalho realizado pelo formando.
Metodologia e cronograma da ação:
Sessões 1 e 2 – Narrativas em Cartaz: concetualizar e caracterizar os recursos didáticos associados ao cartaz; criação de uma imagem ID; criação de mensagens; composição gráfica associando texto e imagem.
Sessões 3 e 4 – Narrativas em Caixa: concetualizar e caracterizar os recursos didáticos associados à assemblage; seleção da narrativa e realização do projeto; criação de uma assemblage associando diferentes elementos.
Sessões 5 e 6 – Narrativas em livro objeto: concetualizar e caracterizar os recursos didáticos associados ao livro infantil; escrita criativa; construção de livro objeto (ilustração/texto).
Sessão 7 – Narrativas em Som: captação e recolha de sons do quotidiano; masterização e tratamento digital; produto final: associação à narrativa visual.
Sessão 8 – Apresentação dos trabalhos realizados (portefólio).
A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, e terá em consideração:
1) A qualidade da realização das tarefas propostas;
2) O cumprimento dos prazos de realização das atividades propostas;
3) Apresentação do portefólio.
1) Participação nas Sessões (50%);
2) Produtos finais de cada narrativa (40%);
3) Apresentação do portefólio (10%).
Duração | 25 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-131190/24 |