Objetivos
Introduzir os formandos no entrosamento entre a História, a Filosofia e a Geografia no conhecimento e investigação sobrea Juventuda no Mundo Ocidental Contemporâneo.
Mostrar casos de aprendizagens interdisciplinares.
Evoluir no conecimento científico e bibliográfico da temática..
Estimular a história da natureza do processo científico.
Apresentar diversos recursos existentes, centrados no papel ativo do aluno.
Promover competências que desenvolvam a autonomia, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
Conteúdos
A – Introdução
Módulo 0 - Juventude, Infância e Adultícia.
A Juventude - evolução do conceito de uma construção social e cultural.
Uma idade intermédia, transitória e breve, com um estatuto ambíguo.
Juventude ou Juventudes?
A Juventude como artefacto social.
O Jovem e a Jovem – uma fronteira móvel de territórios profundamente assimétricos.
Um processo histórico evolutivo contínuo, ou com retrocessos?
Ocidente ou Ocidentes?
Uma outra coisa: a Adolescência.
A evolução da População europeia e das respetivas classes de idade (1800-2010)
Fontes para o estudo da Juventude: os Arquivos; os discursos; as imagens; a Literatura; a Imprensa; a Arte; os vestígiosmateriais; a memória. (3 horas)
B - Os elementos
Módulo 1 - A virilidade masculina.
Módulo 2 - A Juventude rural.
A Juventude artesã e a sua transformação em operária.
Novas profissões com a emergência dos Serviços.
A replicação das elites: as juventudes burguesas e aristocrática. (3 horas)
Módulo 3 - Da Escola das elites à Escola de massas: diferentes ritmos sociais e de sexo (3 horas).
Módulo 4 - Olhar(es) das Religiões sobre a Juventude. (1 hora)
Módulo 5 - A beleza e a evolução do seu ideal.
Os corpos.
Os sexos escondidos e a descoberta do sexo.
O namoro, o noivado e o casamento.
Os companheiros e as companheiras – a construção da amizade.
As sociabilidades. (3 horas)
Módulo 6 - Um longo caminho sempre em curso: a aceitação do Outro, do diferente na cor, nas ideias, na religião, nasopções sexuais.
Uma educação para os Direitos Humanos. (2 horas)
Módulo 7 - Uma política de Juventude?
A Juventude e a Política: do conformismo à vanguarda dos movimentos de protesto e revolucionários.
Desbravando fronteiras – da luta pelas utopias (i)realizáveis à luta pelo Clima. (3 horas)
Módulo 8 - Os tempos livres.
A irupção do fenómeno desportivo e a construção do mito da eterna juventude.
A Juventude nas Artes Plásticas, no Cinema, no Teatro, na Fotografia, na Música e na Moda.
Os jovens criadores intelectuais. (4 horas)
Módulo 9 - Cenas da vida privada.
Cenas da vida pública. (3 horas)
Módulo 10 - Integrações e marginalidades.
Uma Justiça para a Juventude? - abandono e criminalidade juvenil.
Morrer jovem: do romantismo sacrificial dos heróis guerreiros, aos mitos dos novos heróis talhados pelos Meios deComunicação. (3 horas)
Módulo 11 – Apresentação dos trabalhos finais. (2 horas)
Regime de avaliação
A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, e terá emconsideração:
Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações:
1) Participaçãoativa nas atividades de discussão/reflexão organizadas nas Sessões, (40 %)
2) Trabalho de aplicação dos conteúdos (60 %)
- realização e apresentação dos trabalhos (50 %)
- relatório/reflexão crítica final da participação (10 %)
Duração | 30 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação |