19.2025 • Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Desenho A

13-02-2025

Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre o objeto artístico e as suas práticas;
Refletir sobre a importância dos processos de análise e de estudo comparativo, de seleção e tratamento de objetos artísticos relevantes para a aprendizagem;
Problematizar temas relacionados com expressões artísticas, considerando os discursos, conceptual e plástico, inerentes;
Desenvolver a reflexão crítica e a sensibilidade estética e artística, incluindo a dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.

Módulo 2 - O Desenho autónomo e o Desenho integrado (5 horas)
Abordagem a diferentes períodos históricos e respetivos critérios estéticos, através de uma visão diacrónica do Desenho e de outras manifestações artísticas.
Refletir sobre a relação entre os eixos estruturantes das imagens [significante e significado (s).

Módulo 4 – O desenho como meio e modo discurso plástico (5 horas)
Abordagem à massificação de imagens produzidas pela sociedade. Reflexão argumentativa fundamentada na análise da realidade e das suas experiências (natureza, ambiente urbano, museus e galerias de arte, entre outros).

Módulo 6 – Suportes e Experimentação (5 horas)
Abordagem aos diferentes modos de registo. Abordagem em relação aos suportes diversos através das formas exploratórias de acordo com as características específicas e possibilidades técnicas e expressivas de diferentes materiais.

Módulo 7 – Desenho, projeto e comunicação (5 horas)
Utilizar o desenho de forma autónoma e intencional, nas suas diferentes vertentes, para comunicar ideias, temas, conceitos e ambientes. Selecionar, de forma autónoma e intencional, diferentes modos de registo, suportes, técnicas e materiais (convencionais e não convencionais) integrando a dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.

Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

[PLANO AÇÃO]

Duração50 horas. 25+25
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-131609/24