18.2025 • O Antropocénico e a construção do tempo geológico

10-02-2025

Objetivos


Esta acção pretende introduzir os formandos em temáticas geralmente tratadas pela História e Filosofia das Ciências, de modo a que, posteriormente, possam abordar de modo informado e consistente conteúdos mais gerais relativos à natureza e papel da ciência e da tecnologia, principalmente quando enquadradas na problemática da sustentabilidade, e outros mais específicos no âmbito da História das Ciências, como é o caso da construção do tempo geológico e sua correlação com o pensamento evolutivo.

Se um dos objectivos principais das disciplinas escolares ligadas às ciências é desenvolver nos alunos a literacia científica e, em particular, compreender a natureza do processo científico, é da maior importância que os professores possuam os conhecimentos adequados neste âmbito. Assume-se que esta acção permitirá atingir este objectivo.

Conteúdos


Módulo I O Antropocénico: conceito; perspectiva histórica; análise crítica do processo de formalização do Antropocénico enquanto unidade da tabela crono-estratigráfica; situação actual 10 horas: 5 horas online síncronas repartidas por duas sessões (2,5 + 2,5) e 5 trabalho autónomo assíncrono.
Módulo II A construção do tempo geológico.
Parte 1: as cronologias tradicionais [James Ussher (1581—1656) e Isaac Newton (1642-1727)); as teorias da Terra (Buffon (1707—1788) e James Hutton (1726—1797)]; História Natural e Mineralogia no século XVIII; a arte de minas; geografia mineral e geognosia 6 horas presenciais distribuidas em duas sessões (3 + 3).
Parte 2: tempo cíclico e tempo linear; fósseis, vulcões e rochas; a emergência da geologia na passagem do século XVIII para o século XIX; a ordenação dos estratos e a história da Terra [(Jean André de Luc (1727—1817), Georges Cuvier (1769—1832) e Charles Lyell (1797—1875)].
Módulo III A rejeição do Antropocénico enquanto unidade estratigráfica e o seu significado no contexto da problemática ambiental 9 horas: 5 trabalho autónomo assíncrono e 4 online síncronas, sendo uma delas para avaliação.

Regime de avaliação


Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações:
Participação nas Sessões (50%)
Relatório de Reflexão final (50%);

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-126317/24