06.2025 • Iniciação à Língua Gestual Portuguesa

13-12-2024

Objetivos
1. Incentivar a aprendizagem da LGP pelos Docentes;
2. Desenvolver competências de comunicação através do domínio da Língua Gestual Portuguesa;
3. Divulgar e valorizar a cultura surda;
4. Valorizar e promover a participação dos docentes no processo educativo de alunos com estas peculiaridades;
5. Favorecer a comunicação sem barreiras entre os alunos com surdez que fazem parte da comunidade educativa e/ou
mais alargada;
6. Favorecer a cultura inclusiva

Conteúdos
1 – [30 minutos] Apresentação do formador aos docentes/formandos;
2 – [30 minutos (Teórica)] Apresentação dos conteúdos e objetivos da formação;
3 – [1 hora e 30 minutos (Teórica)] Enquadramento da surdez na perspetiva bilingue. Breve abordagem da história da
educação de surdos [1 hora e 30 minutos (Teórica)];
4 – [20 horas (práticas)] Aprendizagem da LGP em contexto comunicacional e baseados nas necessidades
comunicacionais dos formandos];
4.1 - Aprofundamento de conceitos na comunicação com alunos surdos. Treino de comunicação através da Língua Gestual
Portuguesa;
5 – [2 horas e 30 minutos] Avaliação em Língua Gestual /Registo personalizado em filme/vídeo das competências
comunicacionais de cada docente em formação.

Regime de avaliação
Na avaliação dos formandos utilizar-se-á a avaliação quantitativa, cuja escala compreende o intervalo de 1 a 10 valores, a que corresponde uma menção qualitativa e a respetiva creditação, de acordo com a legislação em vigor.
A avaliação basear-se-á na apreciação da participação dos formandos, nos trabalhos desenvolvidos em contexto de formação e na apreciação de um filme/vídeo realizado onde as competências comunicacionais dos formandos serão postas à prova.
Haverá ainda uma reflexão crítica final, a qual obecederá a critérios previamente definidos.

A participação nas atividades em contexto de formação serão percentuadas em 40% e o produto final da conceção do filme/vídeo onde se apresentem as competências comunicacionais dos formandos será avaliado em 30% e a reflexão crítica final em 30%. Da ponderação de todos estes fatores resultará a avaliação quantitativa dos formandos.

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas. 25
Dias de DuraçãoEntre 7 e 8, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-133110/24