02.2025 • Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Inglês nos 1.º e 2.º CEB

10-12-2024

Objetivos a atingir
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de
aula;
- Planificar, ensinar e avaliar, para proporcionar uma aprendizagem globalizante aos alunos de cada ano de escolaridade, refletindo as suas propostas, os seus interesses e as suas
preferências;
- Conceber projetos, aulas, sequências de aprendizagem, tarefas e/ou atividades motivadoras, criando 'autenticidade' na comunicação e que desenvolvam a criatividade, o pensamento
crítico, a comunicação e a colaboração;
- Promover a valorização da sua cultura e da dos outros: identidade e língua, espaços de realidades culturais diferentes e atitudes de tolerância e respeito intercultural.

Conteúdos da ação

Nota:

A oficina é constituída por 8 módulos (2 obrigatórios e 6 opcionais):
Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais
O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais.
Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na formação. Cada turma frequentará um conjunto de módulos
que permita totalizar 25 horas de formação.


Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5h)
- Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
- O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
- As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Módulo 2 – Características dos alunos dos 1.º e 2.º CEB e metodologias (5h)
- Características do desenvolvimento cognitivo e social destes alunos
- Estratégias pedagógicas adequadas e atividades para um ambiente mais inclusivo
- Gestão da sala de aula: comunicação, rotinas e gestão de comportamento.
Módulo 3 – Competência comunicativa: Oralidade (10h)
- Compreensão oral: técnicas de audição/visualização e compreensão de distintos textos orais; atividades práticas com áudio/vídeo autêntico; apresentação e partilha de recursos
didáticos variados; como avaliar para melhorar.
- Interação e produção oral: estratégias para desenvolver a pronúncia, entoação e fluência; técnicas preparatórias de apresentação/debate; partilha de atividades comunicativas
autênticas; como avaliar para melhorar.
Módulo 4 – Competência comunicativa e géneros textuais: Escrita (10h)
- Compreensão escrita: técnicas práticas; atividades com distintos tipos de textos; compreensão escrita e desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, perspetivas e interpretações;
como avaliar para melhorar.
- Interação e produção escritas: reflexão sobre aspetos didáticos relevantes nos processos de produção escrita; construção de textos: recursos e atividades de motivação para a escrita;
estratégias para a prática de escrita em diferentes formatos; técnicas de estruturação de textos; produção escrita integrada em projetos comunicativos, disciplinares ou interdisciplinares;
como avaliar para melhorar.
Módulo 5 – Mediação (5h)
-no contexto das línguas
-nos documentos de referência: PA e AE
-na prática letiva: exemplos de atividades
Módulo 6 – CLIL, multi/plurilinguismo (5h)
-Terminologia e definições
-Promover e idealizar práticas de multilinguismo na sala de aula
-Implementar e integrar atividades e estratégias plurilíngues e selecionar recursos apropriados
-Pluriliteracias para uma aprendizagem mais efetiva.
Módulo 7 – Competência intercultural (5h)
- Descrever diferentes elementos da sua cultura, identidade e língua por oposição à cultura anglo-saxónica e à língua inglesa;
-Identificar e analisar ‘picturebooks’ adequados ao desenvolvimento da Cidadania e Educação Intercultural;
-Comparar os espaços à sua volta com espaços culturais diferentes;
-Identificar exemplos concretos de atitudes de tolerância e respeito intercultural.
Módulo Final (2,5h) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

Regime de avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação
contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O
trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas,
bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

[PLANO AÇÃO]

Duração50 horas. 25
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-127983/24