46.2024 • Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

23-09-2024

CONTEÚDOS DA AÇÃO

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
• Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da EscolaridadeObrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e aanálise de práticas sobre:
- os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
- a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
- o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de umaeducação de qualidade para todos os alunos;
- a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e dasaprendizagens;
- a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.

Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis ecentrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).


Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula
• Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilhade práticas.
• Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagensa desenvolver e as características de todos alunos.


Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
• Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino edas aprendizagens.
• Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustaro processo de ensino.
• O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

[PLANO DA AÇÃO]

Nota: Cronograma sujeito a modificação em função da alteração da disponibilidade do formador por razões alheias à dua vontade.

Duração25 horas.
Dias de Duração7
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-115674/22