Razões justificativas da ação
Para fazer face à transformação digital, as escolas estão a estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas, tanto em contexto pedagógico como organizacional e tecnológico. Nesse sentido, construíram o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), que se pretende ser um instrumento estratégico, orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, bem como, de apoio às escolas na reflexão e definição de estratégias que permitam a
exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na organização.
Para o ano letivo de 2023/2024, terminado um ciclo de três anos do Plano de Transição Digital para a Educação, pretende-se dar relevo especial à dimensão pedagógica do PADDE, reforçando o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se ainda o acompanhamento próximo pelo ED ao nível da implementação do Projeto-Piloto de Manuais Digitais (PPMD) e dos Laboratórios de Educação Digital (LED). Reforça-se assim a necessidade de manter redes de colaboração entre as diversas entidades.
Para isso, é da maior importância o envolvimento dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), nomeadamente através da ação dos seus Embaixadores Digitais (ED), com a concretização de ações de partilha e colaboração entre escolas e diferentes CFAE.
A sessão 2 responde à necessidade de reflexão sobre os ambientes educativos flexíveis que o recurso às ferramentas digitais pressupõe na escola do século XXI no sentido do desenvolvimento de saberes e de competências consideradas essenciais para a vida em sociedade.
Objetivos
Discutir e explorar o papel das ferramentas digitais na mudança metodológica e organizacional da sala de aula.
Promover a discussão em torno do papel das metodologias ativas, em particular do trabalho de
projeto, no desenvolvimento de aprendizagens significativas e na promoção da diferenciação pedagógica.
Discutir e explorar o papel do Trabalho de Projeto enquanto metodologia ativa com potencial necessário para transformar práticas pedagógicas, colocando o aluno no centro da ação educativa.
Identificar os desafios colocados pela aprendizagem ativa, nomeadamente, discutindo e partilhando ideias sobre como redesenhar o espaço de sala de aula de modo a torná-la estruturalmente mais dinâmica.
Explorar as possibilidades de aprendizagem em espaços fora da sala de aula e da escola.
Metodologia
Das 18:00 às 18:15 abertura e apresentação, onde serão prestadas informações sobre a certificação das sessões como ação de curta duração, apresentação dos(as) oradores(as).
Das 18:15 às 19:00 comunicações dos oradores(as) convidados, nomeadamente a Professora Laura Maria, Ana Paula Alves e Lúcia Pinheiro.
Das 19:00 às 19:30 espaço para questões, permitindo aos participantes colocar questões, fazer comentários ou mesmo partilhar alguma experiência.
Duração | 3 horas. 1,5+1,5 |
Dias de Duração | 2 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |