Contextualização:
A observação de aulas interpares podem constituir uma estratégia poderosa de auto/co-supervisão e de coaching interpares ao serviço da aprendizagem profissional colaborativa com vista à melhoria das práticas pedagógicas. O seu potencial formativo dependerá da forma como é percecionada e concretizada nos respetivos contextos.
As parcerias ou tríades interpares, através de dinâmicas de observação de aulas ou de rondas de desenvolvimento profissional, podem permitir aceder "à caixa negra" da sala de aula, fornecendo feedback pedagógico potenciador da transformação da pedagogia na sala de aula, com impacto positivo quer nas aprendizagens dos alunos quer organizacionais.
Objetivos:
- Problematizar visões e conceções de observação de aulas, suas potencialidades e constrangimentos;
- Relacionar a observação de aulas com auto/co-supervisão e coaching interpares;
- Partilhar experiências de observação de aulas;
- Explorar estratégias de observação de aulas;
- Analisar ferramentas de observação de aulas;
- Conceber e experimentar dinâmicas de observação de aulas interpares;
Duração | 3 horas. |
Dias de Duração | 1 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |