34.2023 • Aprendizagens Essenciais de Matemática B e Profissional para o Ensino Secundário

23-01-2024

REGIME DE FREQUÊNCIA:

b-learnig: 10 horas Presenciais; 15 horas online síncronas; 25 horas trabalho autónomo

Objetivos a atingir
No final da formação, os professores participantes devem:
- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática;
- Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional);
- Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).

Conteúdos da acção

  1. Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE
  2. Ideias inovadoras do Currículo:
  • Matemática para a Cidadania;
  • Pensamento Computacional;
  • Diversificação de temas no currículo;
  • Matemática para todos.
  1. Os novos módulos e o seu racional:
  • Introdução à Inferência Estatística
  • Geometria sintética
  • Matemática e arte
  • Distâncias inacessíveis
  • Álgebra de Boole
  • Modelos de grafos
  • Matemática financeira e fiscal
  • Matemática comercial
  • Matemática laboral
  • Biomatemática
  • Criptografia
  1. Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
  2. Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:
  • Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
  • Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico;
  • Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
  • Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas.
  1. Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação

[PLANO AÇÃO]

Cronograma AEM_34A.2023_Horas Presenciais e Trabalho Autónomo.pdf

Critérios de Avaliação

Duração25 horas. 25
Dias de Duração10
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-118133/22