23.2023 • Educação para a Saúde e Sexualidade

17-01-2024

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
A Promoção e Educação para a Saúde (PES) tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes, razão pela qual contribui para as metas e objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde para a Saúde e Bem-Estar na Europa – Saúde 2020 e para a Estratégia da EU2020, no que respeita ao crescimento sustentável e à educação inclusiva. A 9.ª Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde (2016, novembro*) reforça a importância de promover a saúde e melhorar o nível de literacia para a saúde num contexto global de promoção do desenvolvimento sustentável.
Apesar de todos os constrangimentos à sua concretização, a Escola, é o espaço por excelência onde as crianças e jovens aprendem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre fatores que a influenciam. Uma Escola Promotora da Saúde cria condições para a participação dos jovens nos Projetos PES e estimula a colaboração de parceiros locais, nomeadamente da Saúde e da Autarquia, entre outros.
Este curso que se propõe pretende contribuir para o conhecimento e utilização adequada do Referencial de Educação para a Saúde, nas práticas educativas, tendo em vista a promoção da saúde na escola, assente em intervenções estruturadas de promoção de competências socioemocionais, na medida em que ajuda as crianças e os jovens a reconhecerem e gerirem as suas emoções, definirem e atingirem metas positivas para a sua vida, analisarem as perspetivas dos outros, estabelecerem e manterem relações positivas e tomarem decisões responsáveis.
Objetivos a atingir
Esclarecer o conceito de sexualidade e de educação sexual;
Debater os diversos modelos existentes na promoção da educação sexual;
Dar a conhecer a legislação portuguesa em matéria de educação sexual e os recursos existentes nesta área de intervenção
Clarificar o quadro ético e deontológico de atuação profissional em matéria de educação sexual;
Dar a conhecer e debater os objetivos, principais conteúdos e a metodologia da educação sexual;
Debater e conhecer os problemas em saúde sexual e reprodutiva e as necessidades em educação sexual nas crianças, jovens e adultos, tendo em atenção as diferenças etárias e os papéis de género;
Capacitar os formandos para conhecerem de forma rigorosa as necessidades atuais em educação sexual das crianças, jovens e adultos;

[PLANO DA AÇÃO]

Duração25 horas. 25
Dias de DuraçãoEntre 12 e 13, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-108925/20