08.2023 • As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos

11-01-2023

REGIME DE FREQUÊNCIA:

Presencial: 25 horas

DESTINATÁRIOS PREFERENCIAIS:

Diretor(a); Sub-diretor(a); Adjuntos(as); Coordenador(a) EMAEI; Coordenador(a) DT

CONTEÚDOS DA AÇÃO

1. Enquadramento teórico e normativo
1.1. Quadro conceptual
- Os direitos humanos e as políticas de inclusão.
- Justiça distributiva e éticas do cuidado.
- Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades.
- O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade;abordagens multinível da diversidade em educação.
1.2. Quadro normativo de referência
- Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias).
- O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciadapela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual.
- Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA.
1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.]

2. Concretização das políticas de inclusão
2.1 As escolas e as práticas
- A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade.
2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão
- Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem.
- Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão.
2.3. Os recursos para a inclusão
- A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escolainclusiva.
2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.]

3. Conhecer, partilhar, decidir
3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições
3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos
3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação deprofessores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.]

4. Avaliação
Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos

Duração25 horas
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-115673/22