06.2023 • Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores

11-01-2023

REGIME DE FREQUÊNCIA:

b-learnig: 10 horas Presenciais; 15 horas online síncronas; 25 horas trabalho autónomo

DESTINATÁRIOS PREFERENCIAIS:

Coordenadores; docentes

CONTEÚDOS DA AÇÃO


Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
• Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)

Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis ecentrados no aluno (DUA)

Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
• Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico
• O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com queresultados: exercícios práticos

Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
• Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Duração50 horas
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
Acreditação