02.2023 • Aprendizagens essenciais de Matemática para o 2.º ciclo do Ensino Básico

23-12-2022

OBSERVAÇÃO: Ação exclusivamente destinada a a docentes indicados pela direção dos Agrupamentos de Escolas.

OBJECTIVOS

No final da formação, os professores participantes devem ser capazes de:

  • Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o EnsinoBásico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática;
  • Estar capacitados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelasnovas AE de Matemática para o Ensino Básico;
  • Realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização econsequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e alertados para os problemas quepossam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 2.º ciclo do Ensino Básico.

CONTEÚDOS


Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5hcada):
- Caracterização das novas AE de Matemática
- Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática
- Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática
Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos.
Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades eatitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada):
- Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dadatarefa preferencialmente pode promover
- Análise de produções de alunos
- Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor
- Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades
Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões queincidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, deepisódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE.
Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticastransversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada):
- Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentastecnológicas)
- Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo)
- Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetosa melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).
A primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após otérmino do trabalho autónomo e destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva.

Para o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave dasorientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre ostemas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula ena preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva.

[PLANO DA AÇÃO]

Duração50 horas
Dias de Duração10
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-116606/22