03.2023 • A presença em linha das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital das escolas

09-01-2023

NOTA

Os critérios de admissão são os seguintes:

1.º professores bibliotecários das escolas da área geográfica do Centro
2.º professores que fazem parte da equipa das bibliotecas das escola da área geográfica do Centro.
OBJETIVOS
- Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença emlinha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação;
- Dotar os professores bibliotecários e outros intervenientes na gestão da presença em linha das bibliotecas escolares deconhecimentos, metodologias e instrumentos necessários a essa implementação;
- Capacitar os professores bibliotecários e outros intervenientes para uma gestão crítica da presença em linha, assente naanálise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviçosprestados;
- Desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/ melhoria da suapresença em linha, melhorando o serviço prestado;
- Partilhar conhecimentos e experiências entre formandos.

CONTEÚDOS
1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas) Razões que justificam a presença em linha da bibliotecaescolar:
Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataformadigital de suporte curso.
• A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares.
• Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital;Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line.
•A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas emateriais / gestão

3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz dapresença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas.
• Definição de uma estratégia de comunicação;
• Canais de comunicação
• Definição de um canal principal
• Canais secundários a equacionar
• Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetosdesenvolvidos, serviço cultural, ...
• Ferramentas a utilizar
5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II
• Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas.
• Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos
• Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagemáudio, videoconferência.
• Normas e princípios
• Proteção de dados pessoais / política de privacidade
• Direitos de autor e direitos conexos • Acessibilidades
7.ª sessão ( 4 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. .
• Indicadores de execução e de sucesso;
• Reporte;
• Evolução e melhoria.
8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar
• A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico;
• Elaboração de um plano de ação estratégico;
• Avaliação da ação.

Duração30 horas. 6+24
Dias de Duração9
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-118065/22