48.2022 • Uma conversa sobre a arte e o seu olhar sobre o mundo, a partir da exposição de João Penalva.

07-12-2022

Enquadramento da ação

A ACD “Uma conversa sobre a arte e o seu olhar sobre o mundo, a partir da exposição de João Penalva”, desafia os professores a viajarem pelo espaço expositivo permitindo ligar diferentes saberes, mundos e sensibilidades. A relação entre a arte e a educação revela-se transformadora no modo de ver e compreender o mundo e na interligação entre o Eu e o Outro, capaz de proporcionar a formulação de novas ideias e conceções. Deste modo, contribui para um crescente espírito crítico, fundamental para a apreensão de conhecimento ao longo da vida.

Objetivos

- Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola;

- Promover a educação para as Artes, divulgar o património cultural;

- Refletir sobre o poder das artes, do património e da cultura na vida dos cidadãos e nas comunidades educativas, em particular;

- Reconhecer o efeito Transdisciplinar/indisciplinar das artes e do património na gestão curricular;

- Promover a implementação de atividades promotoras do ensino e aprendizagem, do desenvolvimento do pensamento critico e da sensibilidade estética.

Conteúdos científicos e/ou pedagógicos

- Visita guiada à exposição patente na galeria Zet Gallery, levando à reflexão sobre a aprendizagem artística que suscite uma abordagem transdisciplinar;

- Releitura de obras de arte: expressão, comunicação e representação visual;

- Renovação da prática de ensino e inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.

- Debate e partilha.

Duração3 horas
Dias de Duração2
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação