17.2025 • A implementação de percursos permanentes de Orientação com recurso às ferramentas digitais
Objetivos
- Identificar as problemáticas da abordagem da orientação das aulas de Educação Física nos diferentes níveis de ensino.
- Identificar os objetivos gerais da orientação nos diferentes níveis de ensino.
- Selecionar as atividades de acordo com os espaços físicos e materiais existentes nas escolas.
- Identificar as diferentes capacidades (física, raciocínio e decisão) dos diversos ciclos de ensino.
- Identificar as diferentes vertentes pedagógicas, recreativa e desportiva.
- Produzir percursos permanentes no mapa da escola, utilizando os recursos das ferramentas digitais.
- Estimular o desenvolvimento de atitudes de iniciativa e criatividade conducentes a uma adaptação crítica à mudança.
Conteúdos
1 – Apresentação; Caracterização da modalidade; A problemática da abordagem da orientação nas aulas; O mapa (3 horas)
2 - Traçamento de percursos de orientação do espaço escolar, em desenho técnico informatizado – cartografia, “Purplepen” (9 horas)
3 - Produção de materiais para os percursos permanentes de orientação (6 horas)
4 - Experimentação de percursos preparados nas sessões anteriores (6 horas)
5 - Avaliação final (1 hora)
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-130638/24 |