16.2025 • Fundamentos de comunicação pública: reportagem, documentário, anúncio publicitário – análise e representatividade

07-02-2025

Objetivos
. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativa.
. Ler e interpretar textos escritos de complexidade crescente e de diversos géneros, apreciando criticamente o seu conteúdo e desenvolvendo a consciência reflexiva das suas funcionalidades.
. Aprofundar a capacidade de compreensão inferencial.
. Desenvolver o espírito crítico, no contacto com textos orais e escritos e outras manifestações culturais.
Objetivos específicos:
. Interpretar textos orais de diferentes géneros
. Registar e tratar a informação
. Planificar intervenções orais
. Produzir textos orais de diferentes géneros e com diferentes finalidades
. Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade
. Utilizar procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação
. Ler para apreciar criticamente textos variados
. Escrever textos de diferentes géneros e finalidades
. Rever os textos escritos

Conteúdos
1. Introdução ao curso / ação de formação; Sistema de avaliação [Metodologia de trabalho Bibliografia / documentação / webliografia]
2. REPORTAGEM: Características e condicionamentos formais; Princípios de ética e condução de entrevistas; Guião / storyboard; Montagem
3. Avaliação: Pesquisa de materiais de análise; Apresentação temática / pares; Exemplos de Entrevistas; Combinações narrativas/ execução multidisciplinar
4. DOCUMENTÁRIO: Temas fracturantes; Questões de discurso e agência; Apelo e chamada ao espectador; Princípios de literacia e tratamento de imagem;
5. Avaliação: Produção de material temático documental; Apresentação temática / pares; Exemplos de: Produtoras, Temas, Fontes;
6. ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: Análise estrutural da narrativa; Elementos básicos de semiótica publicitária; Argumentos e correlações representativas; Público-alvo e produtos correlativos;
7. Avaliação: Análise publicitária / modelo multidisciplinar; Apresentação temática / pares; Exemplos de Pub de luxo; Pub de produtos básicos; Pub de estruturas de lazer.

Regime de avaliação

A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, e terá em consideração as seguintes sessões:
Sessões em avaliação (nº 4; 7; 10)
1. Workshop de produção audiovisual com apresentação temática individual. (35%)
2. Pesquisa de materiais para análise e produção de material temático para reportagem / documentário com autonomia de seleção temática. (30%)
3. Análise de textos publicitários relativa a temas / públicos / objetos diversificados e construção de relatório analítico de acordo com os elementos estruturais do anúncio e com modelo identificado. (35%)

Nota: A entrega do relatório final de reflexão crítica é obrigatória

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-127469/24