Nota: Ao abrigo do artº 3 do despacho do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo despacho nº 4840/2023, de 21 de abril, esta formação pode ser considerada formação na área científica e pedagógica (formação específica).
AÇÃO EM REGIME B-LEARNING [9 horas presenciais e 16 horas a distância online]
Objetivos a atingir
Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa.
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2.
- Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas.
- Discussão, renovação e inovação na prática profissional.
- Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes.
- Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa.
- Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais.
- Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes.
- Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos.
- Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.
Duração | 50 horas. 25 |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-116803/22 |