Objetivos
A ação pretende contribuir para a mudança de práticas operacionalizadas na (re)construção de materiais e experiências educativas. Assim, propõe-se:
- refletir acerca das propostas e dispositivos curriculares em articulação com os princípios epistemológicos da Educação Histórica;
- promover de forma sustentada uma prática educativa e investigativa que contemple as propostas da Educação Histórica: da teoria à prática e avaliação.
- problematizar práticas, contextos e ambientes de aprendizagem atendendo à investigação e debate teórico/epistemológico da História e da Educação;
- construir experiências educativas e materiais que visem uma aprendizagem significativa;
- desenvolver processos e experiências para regulação de processos de aprendizagem e de ensino de História
Conteúdos
Componente A: teórico-prática (12h - presenciais)
Educação Histórica: contextualização diacrónica e conceptual – articulação das epistemologias da História e da Educação;
Demandas dos dispositivos curriculares (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Projeto de
Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) e sua articulação com as propostas da Educação Histórica;
Operacionalização dos domínios da História definidos nas Aprendizagens Essenciais: da planificação, à implementação em aula e avaliação;
Investigação em Educação Histórica - estudos sobre cognição situada e experiências educativas relacionados com os conceitos subjacentes aos Domínios da História definidos nas
Aprendizagens Essenciais, nomeadamente Evidência histórica, Explicação histórica, Tempo-mudança em História, Empatia histórica e Narrativa histórica: da concetualização à
operacionalização na sala de aula e avaliação;
Distinção entre os Modelos de Progressão em Educação Histórica e Perfis Taxonómicos: concetualização, características, investigação e aplicação na sala de aula;
Monitorização do processo de aprendizagem: feedup, feedforward e feedback;
Regulação do processo de aprendizagem: avaliação da aprendizagem, avaliação para a aprendizagem e a avaliação como aprendizagem.
Componente B: Prática (13h - presenciais
Construção orientada de uma experiência de aprendizagem e respetivos materiais educativos e avaliativos, individual ou colaborativamente, à luz da investigação em cognição situada:
exploração e análise das ideias prévias dos estudantes acerca de conceitos substantivos e conceitos metahistóricos (subjacentes aos Domínios das Aprendizagens Essenciais em
História); para implementação na sala de aula e a construção de materiais educativos e avaliativos em linha com a realidade histórica em estudo e o conceito metahistórico/domínio da
História foco da aula; momento/tarefa de avaliação e metacognição dos estudantes;
Apresentação oral e presencial, individual ou colaborativa, das experiências de aprendizagem e respetivos materiais educativos e avaliativos;
Reflexão escrita e individual acerca da experiência educativa desenhada e implementada, bem como de todo o processo formativo.
Regime de avaliação
A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, e terá em consideração:
1) A qualidade da realização das tarefas propostas
2) O Relatório Final (relatório de reflexão de natureza pedagógica)
Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações:
1) Participação nas Sessões (50%):
- Realização das tarefas propostas em cada sessão de formação (25%)- Participação nas atividades de discussão/reflexão (25%).
2) Trabalho de aplicação dos conteúdos (50%):
- Realização/apresentação do Trabalho (25%)
- Entrega do Relatório de Reflexão final (25%);
Duração | 50 horas. 25 |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-122498/24 |