14.2024 • O uso de estatísticas na sala de aula: como compreender e apresentar os números no contexto da vida real

15-04-2024

Ver Cartaz

Curso a realizar em parceria com o Departamento de Estatística do BANCO DE PORTUGAL

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
Em várias disciplinas do ensino básico e secundário, os professores são confrontados com a necessidade de analisar dados de estatísticas oficiais sobre a realidade económica e social. Com este curso, pretende-se capacitar os professores para a identificação e obtenção dos dados que precisam e para a utilização de ferramentas digitais em contexto de sala de aula que permitam melhorar e aprofundar as suas análises de forma interativa e pedagógica. O curso cobre igualmente tópicos essenciais para a correta interpretação e comunicação de estatísticas. As competências adquiridas no curso contribuem para o desenvolvimento da literacia estatística dos professores e, por essa via, da dos alunos.

Objetivos a atingir
• Incentivar a atualização científica dos grupos de docência destinatários do curso;
• Contribuir para a divulgação e utilização das estatísticas oficiais em espaço escolar, enquanto ferramenta fundamental na análise da realidade social e económica;
• Fomentar a utilização de ferramentas digitais como o BPstat na dinamização de aulas no ensino básico e secundário;
• Apresentar conceitos, princípios e boas práticas na interpretação, análise, apresentação e comunicação de estatísticas;
• Fomentar a partilha de experiências entre professores dos diferentes grupos de docência que estão a trabalhar conteúdos de economia, estatística e matemática.

Conteúdos da ação
Sessão 1 (Presencial/4h):
1. A importância das estatísticas oficiais
- As estatísticas oficiais como ferramenta essencial à compreensão da sociedade, ao desenvolvimento de espírito crítico sobre argumentos baseados em dados publicados e à formação de cidadãos conscientes.
2. BPstat – o portal de estatísticas do Banco de Portugal
- A importância de utilizar ferramentas digitais em sala de aula;
- Estrutura, tipos de conteúdos e principais funcionalidades do BPstat;
3. A utilização do BPstat em contexto de sala de aula
- A importância de garantir a atualidade da informação estatística para a promoção do debate;
- Reprodução, no BPstat, de gráficos e tabelas apresentados nos manuais escolares em tópicos como população e mercado do trabalho, contabilidade nacional, balança de pagamentos, sistema financeiro e setor público.
Sessão 2 (Online/2h30):
4. Leitura e interpretação dos números
- Medidas de localização;
- Números índice;
- Métricas: rácios, percentagens, taxas de variação;
- Exemplos reais para explorar regras essenciais para a correta interpretação e compreensão de estatísticas e erros a evitar.
Sessão 3 (Online/2h30):
5. Apresentação e comunicação de estatísticas
- A importância das ferramentas de visualização de dados;
- Boas práticas para a construção de gráficos e tabelas com impacto;
- Sessão prática: em que difere uma boa comunicação de uma má comunicação?
Sessão 4 (Online/3h)
6. Apresentação de propostas de operacionalização do curso pelos formandos
- Tema: Exercício prático, individual, que possa ser replicado em contexto de sala de aula com os seus alunos. O exercício deve envolver a recolha, interpretação e/ou apresentação de estatísticas, recorrer ao portal de estatísticas BPstat (e.g. dados, conteúdos explicativos) e colocar em prática as aprendizagens das sessões anteriores. Exemplo: atualizar um gráfico/quadro de um exercício de um manual, usar dados estatísticos e/ou conteúdos explicativos do BPstat para aprofundar uma análise de um conteúdo programático na área da economia, estatística ou matemática.

[PLANO DA AÇÃO]

CRONOGRAMA

  • Sessão 1: agência do Banco de Portugal em Braga | 7 de maio - 17h00-21h00
  • Sessão 2: online | 14 de maio – 18h00-20h30
  • Sessão 3: online | 28 de maio – 18h00 -20h30
  • Sessão 4: online | 4 de junho – 18h00 – 21h00

Duração12 horas.
Dias de Duração4
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-124414/24