NOTA: Ação exclusivamente destinada a Professores Bibliotecários
A RBE define um conjunto de prioridades que visa garantir que as bibliotecas escolares:
- se constituam como espaço de acesso equitativo, apetrechadas de bons recursos, equipamentos e conetividade;
- sejam centrais no desenvolvimento cooperativo do saber e das competências necessárias à aprendizagem;
- se afirmem como parceiras relevantes na tomada de decisões relacionadas com a educação;
- promovam a defesa da dignidade humana e o valor da diversidade, da democracia, da liberdade e da cultura.
Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos no âmbito destas prioridades, gerando oportunidades dereflexão e de partilha, potenciando o desenvolvimento de competências que contribuam para a melhoria da qualidade dosserviços prestados pela biblioteca, em prol do sucesso e formação dos alunos.
Objetivos a atingir
● Capacitar os professores para a criação e desenvolvimento de espaços físicos e digitais inclusivos, seguros,acolhedores, multifuncionais e flexíveis e que viabilizem as múltiplas vertentes da ação da biblioteca.
● Conduzir os professores para a implementação de práticas que incorporem saberes de diversas áreas do conhecimento e da atividade humana e incentivem a colaboração, a experimentação e a criação.
● Formar os docentes de forma a impulsionar a criação de serviços e programas que contribuam para o desenvolvimentode hábitos de leitura e da competência leitora multimodal, numa relação intrínseca com a escrita e a comunicação.
● Conhecer abordagens integradas das literacias da informação, dos media e digital, perseguindo o desenvolvimento dopensamento crítico, das capacidades de resolução de problemas e de comunicação e do uso ético, eficaz e criativo dainformação, media e tecnologia.
● Ser capaz de desenvolver ações que convoquem para o exercício da cidadania democrática, reflexiva eempreendedora, comprometida com uma visão humanista e sustentável do mundo.
Duração | 25 horas. 25 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-117748/22 |