AÇÃO DESTINADA EXCLUSIVAMENTE A AVALIADORES EXTERNOS 2021 | 2022
Objetivos:
Melhorar a qualificação dos avaliadores externos no âmbito do processo de avaliação externa do desempenho docente;
Proporcionar uma leitura reflexiva e convergente do quadro normativo da avaliação externa do desempenho docente;
Promover o desenvolvimento de competências de avaliação externa no âmbito do quadro nacional de referência;
Desenvolver competências no âmbito da observação de aulas, designadamente na aplicação de instrumentos de registo e utilização dos parâmetros nacionais de avaliação externa;
Explicitar o processo de classificação no âmbito da avaliação externa, tendo em conta a articulação entre os instrumentos de registo da observação de aulas e os parâmetros nacionais da dimensão científica e pedagógica;
Clarificar os procedimentos de articulação entre a componente interna e externa da AEDD.
Conteúdos:
1 - Quadro normativo da avaliação do desempenho docente: uma perspetiva global e integrada
1.1. Componentes da avaliação de desempenho docente
1.2. Dimensões da avaliação
1.3. Elementos de referência (componente interna e componente externa)
2 - A componente externa da avaliação do desempenho docente: a observação de aulas
2.1. Observação de aulas no contexto da AEDD
2.2. Procedimentos a adotar na observação de aulas
2.3. Instrumentos de apoio: Anexo I e Anexo III
3. Avaliação e classificação
3.1. Avaliação do desempenho docente: articulação entre o referido (instrumentos de registo) e o referente (parâmetros e níveis de desempenho)
3.2. Análise e interpretação dos instrumentos de registo em função do referencial de avaliação
3.3. Operacionalização da classificação: relação entre os parâmetros e os níveis de desempenho
4. Articulação entre a componente interna e externa da AEDD
4.1. Componentes da avaliação de desempenho docente
4.2. Elementos de referência (componente interna e componente externa)
4.3. Intervenientes e respetiva articulação
Duração | 3 horas. 3 |
Dias de Duração | 1 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |