44.2024 • Edição, Modelação e Impressão 3D com o Programa Blender

27-11-2024

Objetivos a atingir
Conhecer e familiarizar-se com as potencialidades do Blender, um programa muito versátil com aplicação desde aindústria de moldes e construção automóvel, à criação de ambientes virtuais e animações (como, por exemplo, os filmesde animação 3D, Elephants Dream, Big Buck Bunny, CGI Animated Short Film "Agent 327 Operation Barbershop", Spring -Blender Open Movie, etc.).
Saber como utilizar o Blender para produzir objetos tridimensionais numa impressora 3D.
Aplicar o conhecimento nas disciplinas de Ciências da Natureza, Educação Visual e Tecnológica, Física e Química,Biologia e Geologia, Educação Tecnológica, Desenho Digital 3D, Animação 3D, Tecnicas de Multimédia e Artes Visuais.
Pretende-se também, uma reflexão sobre os processos de trabalho, edição e modelação 3D e utilização da ferramenta.
Saber:
- Utilizar ferramentas de edição e modelação 3D.
- Criar modelos básicos e “orgânicos”.
- Utilizar modificadores de modulação.
- Criar texturas para objetos 3D.
- Identificar tipos de mapeamento de texturas e materiais.
- Usar os keyframes necessários à animação de objetos e câmaras.
- Importação/exportação de/para outros softwares de edição e impressoras 3D.

Conteúdos da ação
1. Introdução à Ação de Formação (1 Hora)
1.1. Conceito de edição/modelação 3D;
1.2. Principais softwares de edição/modelação 3D;
1.3. Página do Blender.org, manual e tutoriais;
1.4. Download e instalação do software Blender.
2. Interface (2 Horas)
2.1. Área de trabalho, menus e principais painéis;
2.2. Adição e seleção de objetos;
2.3. Modos de visualização;
2.4. Principais ferramentas de transformação simples (mover, rodar e escalar);
2.5. Modos de interação (modo objeto e modo edição);
2.6. Formas de exibição.
3. Edição/modelação (19 Horas)
3.1. Coleções e organização dos objetos;
3.2. Modo de edição;
3.3. Seleção de vértices, linhas e faces;
3.4. Ferramentas de edição: escala, rotação, extrusão, bevel, etc.;
3.5. Aplicação de modificadores ("Subdivision Surface", “Shrinkwrap”, "Mirror", "Boolean", etc.);
3.6. Aplicação de materiais (cores, texturas e fotos realistas).
4. Introdução à Animação 3D (3 Horas)
4.1. Utilização da linha de tempo e aplicação de keyframes;
4.2. Definição da iluminação e posição da câmara;
4.3. Exportação de vídeo.
5. Finalização (3 Horas)
5.1. Guardar e exportar objetos 3D;
5.2. Impressão 3D.

Regime de avaliação dos formandos

1) A avaliação será contínua, decorrente da participação e do envolvimento na resposta às solicitações e propostas detrabalho apresentadas;
2) No final da formação, os formandos apresentarão os trabalhos realizados, explicando as técnicas utilizadas;
3) O Relatório Final (relatório de reflexão de natureza pedagógica).
Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações:
1) Realização das tarefas propostas em cada sessão de formação (25%);
2) Participação nas atividades de discussão/reflexão (20%);
3) Trabalho de aplicação dos conteúdos (25%);
4) Realização/apresentação dos Trabalhos (20%);
5) Entrega do Relatório de Reflexão final (10%).

Nota: Cronograma sujeito a modificação em função da alteração da disponibilidade do formador por razões alheias à dua vontade.

Duração25 horas.
Dias de Duração12
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-126562/24