Razões justificativas da ação
Para fazer face à transformação digital, as escolas estão a estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas, tanto em contexto pedagógico como organizacional e tecnológico. Nesse sentido, construíram o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), que se pretende ser um instrumento estratégico, orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, bem como, de apoio às escolas na reflexão e definição de estratégias que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na organização.
Para o ano letivo de 2023/2024, terminado um ciclo de três anos do Plano de Transição Digital para a Educação, pretende-se dar relevo especial à dimensão pedagógica do PADDE, reforçando o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se ainda o acompanhamento próximo pelo ED ao nível da implementação do Projeto-Piloto de Manuais Digitais (PPMD) e dos Laboratórios de Educação Digital (LED). Reforça-se assim a necessidade de manter redes de colaboração entre as diversas entidades.
Para isso, é da maior importância o envolvimento dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), nomeadamente através da ação dos seus Embaixadores Digitais (ED), com a concretização de ações de partilha e colaboração entre escolas e diferentes CFAE.
A sessão 1 surge da importância atribuída à discussão e exploração do impacto transformador que têm as ferramentas digitais e o papel que desempenham na educação contemporânea, incluindo a Inteligência Artificial. A interseção da tecnologia e educação é um campo de crescente relevância e urgência, sobretudo à luz dos desafios e oportunidades trazidos pela transição digital nas escolas. Esta sessão, sobre a aplicação de ferramentas como o ChatGPT no ensino, na aprendizagem e na avaliação, pode oferecer insights valiosos para os docentes que procuram integrar essas tecnologias de forma eficaz nos seus contextos educativos.
Objetivos
Discutir e explorar o papel transformador que as ferramentas digitais, incluindo a Inteligência Artificial, desempenham na educação contemporânea.
Promover uma partilha das conceções dos docentes sobre o papel da IA no ensino, na aprendizagem e na avaliação.
Promover a emersão de possíveis receios e inseguranças geradas pelo aparecimento dos Chatbots como o ChatGPT
Duração | 3 horas. 1,5+1,5 |
Dias de Duração | 2 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |