Contextualização:
Iniciado em 2006/2007, o sistema da Avaliação Externa de Escolas (AEE) visa articular a avaliação externa com as práticas de autoavaliação das escolas, reconhecendo a necessidade de articulação entre ambas as dimensões da avaliação.
Após uma década de implementação da AEE, relatórios da IGEC destacam a autoavaliação como área de melhoria em muitas escolas. Como resultado, no terceiro ciclo da AEE, a autoavaliação é reconhecida como um domínio independente, esperando-se que contribua para o progresso das escolas no contexto de ensino e aprendizagem.
É fundamental a apropriação do referencial da AEE por toda a comunidade educativa, especialmente na formação contínua, destacando-se a necessidade de esclarecer e informar os professores para que possam refletir sobre respostas contextualizadas nas equipes de autoavaliação. O objetivo consiste em estabelecer processos e práticas de autoavaliação motivadores, formativos e que promovam o desenvolvimento organizacional, curricular e pedagógico das escolas. Marques (2013), afirma que a imposição da Avaliação Externa de Escolas (AEE) aos Conservatórios implica a necessidade de prestação de contas, reestruturação e
padronização de procedimentos, assim como a realização de autoavaliação, em conformidade com as políticas educacionais nacionais. De acordo com os diretores dos Conservatórios de Música (2013), essa reorganização concentrou-se principalmente no âmbito administrativo. No entanto, é consensual que a Avaliação Externa de Escolas (AEE) promoveu a reflexão, a partilha e o debate dentro da comunidade educativa.
Deste modo, a presente Ação visa, essencialmente:
a) Divulgar resultados da investigação sobre avaliação externa de escolas
b) Refletir sobre o processo de avaliação externa de escolas
c) Partilhar as práticas desenvolvidas pelas equipas de autoavaliação dos Conservatórios de Música.
d) Contribuir para o empoderamento das equipas de autoavaliação dos Conservatórios de Música.
Conteúdos da Ação:
Avaliação externa de escolas
9h30- Abertura de secretariado
9h45 - Boas vindas (Diretor da Escola)
10h00 - Observatório das Equipas de autoavaliação do UMINHO
Contextualização da Avaliação Externa – O observatório e os propósitos
11h00 - Coffee Break
11h15- Workshops:
Autoavaliação da escola: práticas institucionais.
Como elaborar, desenvolver e monitorizar o Plano Estratégico de autoavaliação
Estratégias de comunicação: equipa de autoavaliação, escola e comunidade
14h00- Conferência: Inspeção
15h00- Mesa redonda: Diretores dos Conservatórios de Música e as suas experiências
na avaliação externa de escolas.
16h30- Coffee Break
16h45- Mesa redonda: Partilha das equipas de autoavaliação dos Conservatórios.
18h - Sessão de encerramento.
Duração | 6 horas. 3+3 |
Dias de Duração | Entre 1 e 2, dependendo da turma. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |