49.2022 • Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares - Missão e organização da Biblioteca Escolar (módulo 2)

29-01-2024

A afirmação das novas tecnologias da informação e comunicação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. O livre acesso à informação colocou novas questões e desafios ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a aquisição de novas competências literácicas. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto no âmbito do apoio ao currículo, instituindo-se como centro de aprendizagem e capacitação nos domínios das literacias da leitura, da informação e dos media.
Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação de formação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos Assistentes Operacionais, parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da Biblioteca Escolar e como resposta eficaz e adequada às necessidades da comunidade educativa.
A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondam às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de aprendizagem, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação e dos media, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos.

Objetivos a atingir:


1. Capacitar os assistentes operacionais no domínio das TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle, programas de edição de texto, imagem e vídeo, trabalho com folhas de cálculo e domínio aplicações utilizadas nas Bibliotecas Escolares para curadoria de conteúdos e difusão da infirmação.
2. Refletir sobre a Sociedade da Informação e a importância das redes.
3. Compreender a biblioteca como elemento funcional de desenvolvimento pedagógico incorporado nas estruturas da escola, na Rede de Bibliotecas Escolares e na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
4. Identificar o papel, missão, função e objetivos das Bibliotecas Escolares no contexto educativo formal e não formal.
5. Dominar procedimentos de organização e gestão documental no âmbito da Biblioteca Escolar.
6. Reconhecer a importância dos serviços da Biblioteca Escolar no apoio ao currículo e capacitação dos alunos nas diferentes literacias, nomeadamente da leitura, da informação e dos media.
7. Conhecer normas e procedimentos de atendimento ao público favoráveis ao correto desempenhos das suas funções ao serviço das Bibliotecas Escolares.

Conteúdos:

Módulo 2 - Missão e organização da Biblioteca Escolar (25 horas – 13 horas presenciais e 12 horas on-line assíncronas)

- Estrutura e modo de articulação da Rede de Bibliotecas Escola ao serviço das escolas

- Orientações da Rede de Bibliotecas Escolares relativas à organização e gestão das Bibliotecas Escolares

- Missão da Biblioteca escolar no quadro da concretização do projeto educativo da escola e do seu plano anual de atividades

- Organização do espaço físico e do acervo documental da Biblioteca: normas, procedimentos e boas práticas

- Funções do assistente operacional na equipa da Biblioteca Escolar e nos serviços por esta assegurados

Duração25 horas. 13+12
Dias de Duração6
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoNão docente
AcreditaçãoDGAE/743/2022