formacao

2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018

 

Utilização de Tablets na Sala de Aula

TabletsNuma iniciativa da Dra. Regina Campos, Coordenadora Interconcelhia RBE, realiza-se, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015, um curso de formação, acreditado pelo CCPFC, subordinado ao tema "Utilização de tablets na sala de aula", com um total de 15 horas presenciais.
Esta ação tem como destinatários, exclusivos, os Coordenadores Interconcelhios da RBE e os Professores Bibliotecários responsáveis por projetos com recurso a tablets.

INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição, que pode ser descarregada abaixo. Depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 8 de dezembro.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO: 1.º) Desempenhar funções de Coordenador Interconcelhio da RBE, 2.º) Desempenhar funções de Professor Bibliotecário responsável por projeto com recurso a tablets; 3.º) Ordem de entrada.

• Local: Escola Sá de Miranda, Braga (Sala 201)
• Cronograma:
Crono
• Formador: Carlos Dinis Pinheiro
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.11.23

Práticas de Supervisão Pedagógica nas Escolas

ImagemNuma iniciativa do  Agrupamento Dr. Francisco Sanches, decorrerá entre 11.11.2015 e 22.06.2016 o Curso de Formação intitulado "Práticas de Supervisão Pedagógica nas Escolas", com um total de 25 horas (1 crédito).
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do referido Agrupamento de Escolas.
A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos Serviços Administrativos, deve ser enviada por e-mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net)  ou fax (253617618).

• Local: Agrupamento Dr. Francisco Sanches
• Formadora: Maria de Deus Lages
• Cronograma:
Cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.11.10

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa — Nível I

CronoITendo em vista a sensibilização da comunidade docente do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante para a problemática das pessoas surdas ou com limitações da capacidade auditiva, proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, um instrumento de comunicação com os alunos que apresentam esta deficiência, irão realizar-se dois cursos de formação subordinados a esta temática, denominados "Iniciação à Língua Gestual Portuguesa — Nível I" e "Iniciação à Língua Gestual Portuguesa — Nível II", com a duração de 15 horas cada (0,6 créditos).

Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento Carlos Amarante.
Local: Escola Carlos Amarante.
Inscrições até 13-11-2015
    - Ficha de Inscrição
    - Conteúdos
    - Relatório de Reflexão Crítica Individual (Modelo)
    - Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (Modelo)
    - Cronograma:
CronoI

2015.11.03

O Programa e as Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário: estratégias para uma gestão eficaz

MestasPortCentro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a TEXTO Editores, vai levar a cabo, nos dias 21 e 28 de Novembro, a ação de formação "O Programa e as Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário: estratégias para uma gestão eficaz", com um total de 12 horas (0,5 créditos)
Face aos desafios e novas abordagens do Programa e Metas Curriculares do Ensino Secundário, esta formação pretende assumir-se como um contributo significativo para a organização do trabalho pedagógico dos professores, proporcionando a reflexão sobre as linhas orientadoras e as propostas do documento, com vista a uma gestão eficaz dos conteúdos programáticos, em articulação com os diversos domínios, contribuindo assim para uma melhor preparação dos professores de Português (Grupo 300), conducente a uma melhor aprendizagem dos alunos do Ensino Secundário.
Esta ação releva para os efeitos referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores do grupo 300.


LOCAL: Hotel do Templo – Colunata Eventos

• INSCRIÇÕES: Até 16.11.2015 —  Ficha de Inscrição — seleção feita por ordem de entrada.

• Cronograma
Cronograma

Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)

Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
• Formandos: Critérios de Avaliação e outras informações
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.10.21

Projetos de Liderança Intermédia: Utopias e Realidades

22A.2015Numa iniciativa do  Agrupamento Dr. Francisco Sanches, decorrerá entre 8 e 10 de julho o Curso de Formação intitulado "Projetos de Liderança Intermédia: Utopias e Realidades", com um total de 15 horas (0,6 créditos).
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do referido Agrupamento de Escolas.
A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos Serviços Administrativos, deve ser enviada por e-mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net)  ou fax (253617618) até ao próximo dia 6 de julho de 2015.

LOCAL: Agrupamento Dr. Francisco Sanches

• Cronograma
Cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.07.01

Simpósio 'O ENSINO DA MÚSICA EM REGIME INTEGRADO'

CartazNetNuma iniciativa do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, terá lugar, nos próximos dias 13 e 14 de julho, o Simpósio 'O Ensino da Música em Regime Integrado', onde se pretende construir um espaço de encontro e debate entre professores, agentes políticos e comunidade educativa, com painéis temáticos abordando todas as questões à volta do ensino integrado, que, só num passado recente, suportado pela experiência e resultados obtidos pelo CMCGB, se tornou modelo para os Conservatórios Públicos.

O simpósio está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, na modalidade de Curso de Formação , com um total de 12 horas (0,5 créditos).

LOCAL: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

INSCRIÇÃO (até 5.JULHO.2015): 10€ — Pagamento por Transferência Bancária — Conta da CGD NIB: 0035 0171 00114185230 87 (IBAN: PT50 0035 0171 00114185230 87). Enviar comprovativo para simposioint.cmcg@gmail.com.

Ficha de Inscrição
Programa
Cartaz
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(Modelo) — Enviar para cfsm.secretariado@sa-miranda.net,
até 31.07.2015
Relatório do Formador
e Tabela de Avaliação (Modelos)
Avaliação — Informações

2015.06.16

Formação de Professores no Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE)

PRESSENo âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento Gonçalo Sampaio, decorrerá no próximo mês de julho o Curso de Formação "Formação de Professores no Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), com um total de 25 horas (1 crédito).
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do referido Agrupamento de Escolas.
A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos Serviços Administrativos, deve ser enviada por e-mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 30 de junho de 2015.


• Cronograma:
Cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.06.09

1.º ENCONTRO DOS LICEUS DE PORTUGAL

CartazOs Liceus, as suas histórias, as suas vivências, as suas estórias encerram uma riqueza emocional, institucional, pedagógica e material que necessita de ser trabalhada, pensada, reflexionada e divulgada. Este 1º Encontro dos Liceus de Portugal, a realizar dias 29 e 30 de maio, na Escola Sá de Miranda, com um painel de temas como a História dos Liceus, o feminino, os seus espólios, a sua evolução ao longo de quatro grandes fases, Monarquia, 1ª República, Estado Novo e Pós-25 de Abril, pretende ser um lugar de reflexão e partilha.
O profundo conhecimento do processo de construção dos Liceus em Portugal, com as suas especificidades e as linhas de força similares à generalidade do Mundo Ocidental, revela-se essencial para todos os Professores, Pedagogos, Historiadores, Estudiosos e Investigadores.
Como os Liceus são vivências efetivas, dedicar-se-á um painel aos acontecimentos marcantes ao longo dos 178 anos do Liceu Sá de Miranda e dos Liceus de Portugal. E ainda, acesso a uma Exposição denominada “Cem Objetos” que marcaram a vida do Liceu, a uma Exposição da Imagem, registo fotográfico desde 1928 até aos nossos dias, e referência a um conjunto de pessoas que passaram pelo Liceu como alunos e/ou como professores e que tiveram ou têm relevância a nível local e/ou Nacional e um percurso literário ligado ao Liceu e à Cidade de Braga.

O "1.º Encontro dos Liceus de Portugal"  está acreditado na modalidade de Curso de Formação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com um total de 12 horas (0,5 créditos).

PROGRAMA:
Programa

DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
LOCAL: Escola Sá de Miranda
INSCRIÇÃO: 10€ — No prazo de 48 horas, após receber confirmação da inscrição, efetue a transferência do valor para a conta IBAN: PT50003501710010728423086 (CGD), enviando comprovativo para cfsm.secretariado@sa-miranda.net.

Cartaz
Ficha de Inscrição
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO) — Enviar para cfsm.secretariado@sa-miranda.net, até 21.06.2015
Relatório do Formador
e Tabela de Avaliação (MODELOS)
Avaliação (
INFORMAÇÕES)

2015.05.06

Iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT) /Future Classroom Lab (EUN)"
Workshop de apresentação

LogoLAA Direção-geral da Educação, em parceria com a European Schoolnet (EUN), encontra-se a desenvolver  a iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN) com o objetivo de consolidar os resultados obtidos em vários projetos promovidos/dinamizados nos últimos anos pela EUN, tais como iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom), LSL (Living Schools Lab) e CCL (Creative Classrooms Lab).
Como resultado do trabalho desenvolvido foram validadas determinadas metodologias para a integração curricular das TIC que agora gostaríamos de disseminar. Para tal, contamos com uma equipa de embaixadoras da Iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN)" que irão dinamizar diversas ações, divulgando recursos educativos e apoiando os professores na sua utilização.
No âmbito desta iniciativa irá decorrer o evento formativo — Workshop de apresentação da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT) /Future Classroom Lab (EUN)". Após uma breve apresentação da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT) /Future Classroom Lab (EUN)" os participantes poderão experimentar algumas ferramentas digitais que apoiam as atividades de aprendizagem de cenários de Sala de Aula do Futuro.

DESTINATÁRIOS: Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
DATA | HORA: 22.MAIO.2015 |  16h45 às 19h45 (3 horas)
LOCAL: Escola Dr. Francisco Sanches, Braga
N.º DE PARTICIPANTES: 20 a 30 (seleção por ordem de entrada)
NOTA: É aconselhável que os participantes levem computador portátil e/ou outros dispositivos.

Flyer
Ficha de Inscrição on-line (Data limite para inscrição: 21.MAIO.2015)

2015.04.20

Plano de Promoção de Eficiência no Consumo — Tutores de Energia nas Escolas

TutoresEnergiaNo âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, promovido pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), com o apoio das Agências de Energia e Ambiente, é parceira da ADENE - Agência para a Energia para a implementação do programa nacional TUTORES DE ENERGIA NAS ESCOLAS, que tem como objetivo criar a figura do Tutor de Energia em 120 agrupamentos de escolas, através da aquisição de competências para a gestão de energia.
O programa tem como principal objetivo combater a falta de informação que o sector escolar sente em relação às questões da eficiência energética.
Neste âmbito, irá decorrer durante os próximos meses de abril e maio o Curso de Formação "Plano de Promoção de Eficiência no Consumo — Tutores de Energia nas Escolas", com um total de 25 horas presenciais (1 crédito), destinado aos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário da área de influência da CIM do Cávado.
As inscrições são da responsabilidade da CIM do Cávado, não sendo aceites inscrições enviadas diretamente para o Centro de Formação.
Para efeito de certificação, os professores designados para frequentar esta ação devem completar o processo junto deste Centro de Formação, preenchendo a Ficha de Inscrição, que depois de assinada e autenticada pelos Serviços Administrativos, deve ser digitalizada e enviada por mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 9 de abril de 2015.

• Cronograma:
Cronograma
• Local: Agência de Energia do Cávado | Rua do Carmo, 29 | 4700-309 BRAGA | 41°33'12.57"N 8°25'32.0"W
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição (Apenas para quem foi designado pela respetiva Escola/Agrupamento)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.04.02

Autismo — Diagnóstico e metodologias de Intervenção

AutismoPor iniciativa do Agrupamento de Gonçalo Sampaio, irá decorrer durante os próximos meses de abril e maio o Curso de Formação "Autismo — Diagnóstico e metodologias de Intervenção", com um total de 25 horas presenciais (1 crédito), orientado pelo docente Luís Fânzeres.
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico do referido Agrupamento de Escolas.
A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos Serviços Administrativos, deve ser digitalizada e enviada por mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 15 de abril de 2015.

• Cronograma:
cronograma
• Local: Escola EB.23 Prof. Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.03.30

Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º Ciclos - Programa PRESSE

PRESSENo âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento Carlos Amarante, decorrerá durante os meses de abril e maio, uma Oficina de Formação denominada "Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º Ciclos - Programa PRESSE", com um total de 25 horas presenciais (2 créditos).
Esta ação tem como destinatários os professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e dos Grupos 910, 920 e 930 do referido Agrupamento de Escolas.
A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos Serviços Administrativos, deve ser enviada por mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 2 de abril de 2015.

• Cronograma:
Cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.03.12

O Novo Programa de Matemática no 1.º Ciclo — uma abordagem pedagógica contextualizada

13A.2015Por iniciativa do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, realiza-se nos próximos meses de abril e maio a Oficina de Formação "O Novo Programa de Matemática no 1.º Ciclo – uma abordagem pedagógica contextualizada". Focalizada numa área prioritária para o desenvolvimento do Currículo Nacional, pretende convergir com a necessidade de planificar e organizar estratégias e selecionar e produzir atividades e materiais didático-pedagógicos de acordo com as necessidades e as características contextuais, por forma a (re)inovar as práticas educativas no âmbito do ensino da Matemática, com um novo enfoque curricular que privilegia o desenvolvimento do sentido de número e das operações, o cálculo mental e as competências transversais.
DESTINATÁRIOS: Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110) do Agrupamento Sá de Miranda.
INSCRIÇÃO:  A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (
descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento, deve ser enviada por mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618), até ao próximo dia 3 de abril.

LOCAL: Escola Escola Sá de Miranda | Braga

CRONOGRAMA:
cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO)
Relatório do Formador
e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.03.09

Fazer Música no Quotidiano do Jardim de Infância

12a.2015Tendo consciência da importância do ensino de música em idades cada vez mais precoces,  e do seu contributo para o desenvolvimento motor e cognitivo,  este Centro de Formação, com a colaboração das formadoras Ondina Cunha e Ana Isabel Domingues, levará a cabo, entre março e maio de 2015, uma Oficina de Formação denominada "Fazer Música no Quotidiano do Jardim de Infância", acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com um total de 50 horas (25 presenciais).

DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância.
INSCRIÇÃO:  A inscrição nesta ação está limitada aos docentes do grupo 100  que integram a equipa que a promoveu, devendo ser feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (
descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618), até ao próximo dia 2 de março.
LOCAL: Escola Dr. Francisco Sanches (Braga)
CRONOGRAMA:
Cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO)
Relatório do Formador
e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.02.20

II Encontro de Boas Práticas — A leitura e as literacias, ferramentas para a integração social

11A-2015Por iniciativa da Rede de Bibliotecas de Braga, realiza-se nos próximos dias 6 e 7 de março de 2015, o "II Encontro de Boas Práticas" , acreditado na modalidade de Curso de Formação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com um total de 12 horas (0,5 créditos).

DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
INSCRIÇÃO: A inscrição neste encontro, enquanto ação de formação acreditada, é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (
descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618), até ao próximo dia 2 de março (a seriação é feita por ordem de entrada). Esta inscrição não dispensa a que é feita junto da entidade organizadora (ver o Desdobrável abaixo).
LOCAL: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)

Desdobrável
Plano do Curso
(Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO) — Data limite para entrega 21.03.2015!
Relatório do Formador
e Tabela de Avaliação (MODELO)
Avaliação (INFORMAÇÕES)

2015.02.16

Promoção do Sucesso na Matemática Utilizando Novas Tecnologias

10A.2015Com esta ação pretende-se que os participantes:
- Organizem compreensivamente um quadro integrador dos fatores motivacionais moderadores da aprendizagem;
- Elaborem um esquema conceptual que articule os processos de instrução e os processos de autorregulação da aprendizagem;
- Conheçam uma plataforma Hipermédia que utiliza na sua conceção os processos de autorregulação da aprendizagem;
- Elaborem um esquema de aula recorrendo às novas tecnologias.

A inscrição nesta ação está limitada aos docentes dos grupos 230 e 500 que integram a equipa que a promoveu, devendo ser feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois de assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 20 de fevereiro de 2015.

• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
• LOCAL/CRONOGRAMA: EB23 ANDRÉ SOARES | 28.FEVEREIRO | 14.MARÇO | 21.MARÇO | 09H00 - 13H00
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)

Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.02.06

Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º Ciclos - Programa PRESSE

PRESSENo âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, decorrerá, durante os meses de março e abril, uma Oficina de Formação intitulada "Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º Ciclos - Programa PRESSE", com um total de 25 horas presenciais (2 créditos), sob a orientação da enfermeira Maria do Céu Talaia.
Esta ação tem como destinatários os professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e dos Grupos 910, 920 e 930 do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
A inscrição é feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços do Conservatório, deve ser enviada por mail (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 13 de março de 2015.

• Cronograma
cronograma
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.03.03

Apresentações multimédia - Prezi

ImagemO Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL Editores, vai realizar a ação de formação "Apresentações multimédia - Prezi".
Com este curso pretende-se proporcionar aos docentes a aquisição de conhecimentos que lhes permitam produzir apresentações multimédia num software inovador (Prezi) e disponíveis na cloud.
• INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser entregue ao Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao próximo dia 22 de fevereiro de 2015.

• CRONOGRAMA:
Cronograma
• LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
• DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)

Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.01.28

O papel do professor: da teoria à prática

ImagemO Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL Editores, vai realizar a ação de formação "O papel do professor: da teoria à prática".
Com esta ação de formação pretende-se criar um espaço de reflexão sobre o contexto pedagógico-didático em que se inserem as Metas Curriculares, para as disciplinas de Ciências da Natureza, Inglês, História, Geografia, Biologia e Geologia, visando o aprofundamento dos conteúdos curriculares convocados pela implementação das mesmas, em espaços de aprendizagem diversificados, com recurso a estratégias de ensino concretas e motivantes.
Esta ação relava para os efeitos referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores dos grupos 230, 330, 400, 420 e 520.
• INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser entregue ao Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao próximo dia 22 de fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
Cronograma
• LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
• DESTINATÁRIOS: Professores dos grupos 230, 330, 400, 420 e 520
• DURAÇÃO: 15horas (0,6 créditos)
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)

Ficha de Inscrição

05A.2015 | Grupo 520:
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO )
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO )

05B.2015 | Grupo 330:
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO )
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO )

05C.2015 | Grupo 400:
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO )
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO )

05D.2015 | Grupo 420:
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO )
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO )

2015.01.28

Metas Curriculares da Matemática no Ensino Secundário

ImagemO Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL Editores, vai realizar a ação de formação "Metas Curriculares no Ensino Secundário".
Com esta ação de formação pretende-se dar resposta às necessidades expressas pelos professores,  dando-se a conhecer o contexto das Metas Curriculares e proporcinando-se uma atualização dos seus conhecimentos teórico-práticos ao nível de operacionalização das temáticas abordadas nas mesmas.
Esta ação relava para os efeitos referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores do grupo 500.
• INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser entregue ao Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao próximo dia 22 de fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
Cronograma
• LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
• DESTINATÁRIOS: Professores do grupo 500
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)

Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.01.28

Para uma Avaliação Eficaz das Aprendizagens na Disciplina de Espanhol: técnicas de elaboração de testes escritos e de critérios de classificação

ImagemO Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL Editores, vai realizar a ação de formação "Para uma Avaliação Eficaz das Aprendizagens na Disciplina de Espanhol: técnicas de elaboração detestes escritos e de critérios de classificação".
Com esta ação de formação pretende-se dotar os docentes de técnicas que configurem o teste escrito de Espanhol como um bom instrumento de avaliação.
Esta ação relava para os efeitos referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores do grupo 350.
• INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser entregue ao Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao próximo dia 22 de fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
Cronograma
• LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
• DESTINATÁRIOS: Professores do grupo 350
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)

Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.01.28

Avaliação do Desempenho Docente — regular, supervisionar e melhorar a prática profissional

ADDPor iniciativa de um grupo de docentes do Agrupamento de Escola Carlos Amarante, terá início no dia 16 de janeiro de 2015, pelas 18h30, um Curso de Formação subordinado ao tema "Avaliação do Desempenho Docente — regular, supervisionar e melhorar a prática profissional" , com um total de 25 horas.
Esta ação tem como destinatários  os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário que lecionam no referido Agrupamento de Escolas.
INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (
descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 15 de janeiro (a seriação é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante).
LOCAL: Escola EB23 de Gualtar (Braga)

• Cronograma:
Cronograma

Plano do Curso/Conteúdos
Ficha de Inscrição
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO)

2015.01.12

APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: Integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos média e da informação nas aprendizagens

FormRBEPor iniciativa da Dra. Regina Campos, Coordenadora Interconcelhia da RBE, realiza-se, entre 2 de fevereiro e 18 de maio de 2015, um Curso de Formação subordinado ao tema "APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: Integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos média e da informação nas aprendizagens" , com um total de 25 horas (10 presenciais + 15 online).
Esta ação tem como destinatários  os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário que lecionam em escolas da área de coordenação da Dra. Regina Campos, isto é, pertencentes aos concelhos de Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre e Boticas.

INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição (
descarregar abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail  (cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao próximo dia 26 de janeiro (a seriação é feita por ordem de entrada).
LOCAL: EB23 André Soares (Braga)

Plano do Curso/Conteúdos
Ficha de Inscrição

Turma A
:
    -
Cronograma Turma A
    - Turma A  Listagem de Inscritos
    - Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO Turma A)
    - Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO Turma A)

Turma B:
    - Cronograma Turma B

    - Turma B - Listagem de Inscritos
    - Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO Turma B)
    - Relatório do Formador e Tabela de Avaliação (MODELO Turma B)

2015.01.07

 

 

2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018

 

MEC