2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019
Utilização de Tablets na Sala de Aula
Numa
iniciativa da Dra. Regina Campos, Coordenadora Interconcelhia
RBE, realiza-se, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015, um curso
de formação, acreditado pelo CCPFC, subordinado ao tema "Utilização de
tablets
na sala de aula", com um total de 15 horas presenciais.
Esta
ação tem como destinatários, exclusivos, os Coordenadores
Interconcelhios da RBE e os Professores Bibliotecários
responsáveis por projetos com recurso a tablets.
INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento da Ficha de
Inscrição, que pode ser descarregada abaixo. Depois de
preenchida, assinada e autenticada pelos serviços da
escola/agrupamento de origem, deve ser enviada por mail
(cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao
próximo dia 8 de dezembro.
CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO: 1.º)
Desempenhar funções de Coordenador Interconcelhio da RBE, 2.º)
Desempenhar funções de Professor Bibliotecário responsável por
projeto com recurso a tablets; 3.º) Ordem de entrada.
• Local:
Escola Sá de Miranda,
Braga (Sala 201)
• Cronograma:
• Formador:
Carlos Dinis Pinheiro
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.11.23
Práticas de Supervisão Pedagógica nas Escolas
Numa
iniciativa do
Agrupamento Dr. Francisco Sanches, decorrerá entre
11.11.2015 e 22.06.2016 o Curso de Formação
intitulado "Práticas de Supervisão Pedagógica nas Escolas", com um total
de
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e
Professores dos Ensinos Básico e Secundário do referido Agrupamento de Escolas.
• Local: Agrupamento Dr. Francisco Sanches
•
Formadora: Maria de Deus Lages
• Cronograma:
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.11.10
Iniciação à Língua Gestual Portuguesa — Nível I
Tendo
em vista a sensibilização da comunidade docente do Agrupamento
de Escolas Carlos Amarante para a problemática das pessoas
surdas ou com limitações da capacidade auditiva,
proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, um instrumento de
comunicação com os alunos que apresentam esta deficiência, irão
realizar-se dois cursos de formação subordinados a esta
temática, denominados "Iniciação
à Língua Gestual Portuguesa — Nível I" e "Iniciação
à Língua Gestual Portuguesa — Nível II", com a duração
de 15 horas cada (0,6 créditos).
• Destinatários:
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e
Secundário do Agrupamento Carlos Amarante.
•
Local: Escola Carlos Amarante.
• Inscrições
até
13-11-2015
-
Ficha de Inscrição
-
Conteúdos
-
Relatório de Reflexão Crítica
Individual (Modelo)
-
Relatório do
Formador e
Tabela de Avaliação (Modelo)
- Cronograma:
2015.11.03
O Programa e as Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário: estratégias para uma gestão eficaz
Centro
de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a TEXTO Editores,
vai levar a cabo, nos dias 21 e 28 de Novembro, a ação de
formação "O Programa e as Metas Curriculares de
Português do Ensino Secundário: estratégias para uma gestão
eficaz", com um total de 12 horas (0,5 créditos)
Face aos desafios e novas abordagens do Programa e Metas
Curriculares do Ensino Secundário, esta formação pretende
assumir-se como um contributo significativo para a organização
do trabalho pedagógico dos professores, proporcionando a
reflexão sobre as linhas orientadoras e as propostas do
documento, com vista a uma gestão eficaz dos conteúdos
programáticos, em articulação com os diversos domínios,
contribuindo assim para uma melhor preparação dos professores de
Português (Grupo 300), conducente a uma melhor aprendizagem dos
alunos do Ensino Secundário.
Esta ação releva para os efeitos
referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como
formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores
do grupo 300.
• LOCAL: Hotel do
Templo – Colunata Eventos
• INSCRIÇÕES:
Até 16.11.2015 —
Ficha de Inscrição
— seleção feita por ordem de entrada.
• Cronograma
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Formandos:
Critérios de Avaliação e outras informações
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.10.21
Projetos de Liderança Intermédia: Utopias e Realidades
Numa
iniciativa do
Agrupamento Dr. Francisco Sanches,
decorrerá entre 8 e 10 de julho o Curso de Formação
intitulado "Projetos de Liderança Intermédia: Utopias e
Realidades", com um total
de
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e
Professores dos Ensinos Básico e Secundário do referido Agrupamento de Escolas.
LOCAL: Agrupamento Dr.
Francisco Sanches
• Cronograma
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.07.01
Simpósio 'O ENSINO DA MÚSICA EM REGIME INTEGRADO'
Numa
iniciativa do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de
Braga, terá lugar, nos próximos dias 13 e 14 de julho, o Simpósio
'O Ensino da Música em Regime Integrado', onde se pretende
construir um espaço de encontro e debate entre professores,
agentes políticos e comunidade educativa, com painéis temáticos
abordando todas as questões à volta do ensino integrado, que, só
num passado recente, suportado pela experiência e resultados
obtidos pelo CMCGB, se tornou modelo para os Conservatórios
Públicos.
O simpósio está acreditado
pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e
Secundário, na
modalidade de Curso de Formação , com um total
de
LOCAL: Conservatório de Música
Calouste Gulbenkian de Braga
INSCRIÇÃO (até 5.JULHO.2015): 10€ — Pagamento
por Transferência Bancária — Conta da CGD NIB: 0035 0171
00114185230 87 (IBAN: PT50 0035 0171 00114185230 87). Enviar
comprovativo para
simposioint.cmcg@gmail.com.
•
Ficha de Inscrição
•
Programa
•
Cartaz
•
Plano
da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(Modelo) —
Enviar para
cfsm.secretariado@sa-miranda.net,
até
31.07.2015
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação
(Modelos)
•
Avaliação
— Informações
2015.06.16
Formação de Professores no Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE)
No
âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do
Agrupamento Gonçalo Sampaio,
decorrerá no próximo mês de julho o Curso de Formação
"Formação de Professores no Programa Regional de Educação Sexual
em Saúde Escolar (PRESSE), com um total
de
Esta ação tem como destinatários os Educadores de Infância e
Professores dos Ensinos Básico e Secundário do referido Agrupamento de Escolas.
•
Cronograma:
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.06.09
1.º ENCONTRO DOS LICEUS DE PORTUGAL
Os
Liceus, as suas histórias, as suas vivências, as suas estórias
encerram uma riqueza emocional, institucional, pedagógica e
material que necessita de ser trabalhada, pensada, reflexionada
e divulgada. Este 1º Encontro dos Liceus de Portugal, a realizar
dias 29 e 30 de maio, na Escola Sá de Miranda, com um painel de
temas como a História dos Liceus, o feminino, os seus espólios,
a sua evolução ao longo de quatro grandes fases, Monarquia, 1ª
República, Estado Novo e Pós-25 de Abril, pretende ser um lugar
de reflexão e partilha.
O profundo conhecimento do processo de
construção dos Liceus em Portugal, com as suas especificidades e
as linhas de força similares à generalidade do Mundo Ocidental,
revela-se essencial para todos os Professores, Pedagogos,
Historiadores, Estudiosos e Investigadores.
Como os Liceus
são vivências efetivas, dedicar-se-á um painel aos
acontecimentos marcantes ao longo dos 178 anos do Liceu Sá de
Miranda e dos Liceus de Portugal. E ainda, acesso a uma
Exposição denominada “Cem Objetos” que marcaram a vida do Liceu,
a uma Exposição da Imagem, registo fotográfico desde 1928 até
aos nossos dias, e referência a um conjunto de pessoas que
passaram pelo Liceu como alunos e/ou como professores e que
tiveram ou têm relevância a nível local e/ou Nacional e um
percurso literário ligado ao Liceu e à Cidade de Braga.
O "1.º
Encontro dos Liceus de Portugal" está acreditado na
modalidade de Curso de Formação pelo Conselho
Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com um total
de
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos
Ensinos Básico e Secundário.
LOCAL: Escola Sá de Miranda
INSCRIÇÃO:
10€ — No prazo de 48 horas, após receber confirmação da
inscrição, efetue a transferência do valor para a conta IBAN:
PT50003501710010728423086 (CGD), enviando comprovativo para
cfsm.secretariado@sa-miranda.net.
•
Cartaz
•
Ficha de Inscrição
•
Plano
da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO) —
Enviar para
cfsm.secretariado@sa-miranda.net,
até
21.06.2015
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação
(MODELOS)
•
Avaliação
(INFORMAÇÕES)
2015.05.06
Iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT) /Future
Classroom Lab (EUN)"
Workshop
de apresentação
A
Direção-geral da Educação, em parceria com a European Schoolnet
(EUN), encontra-se a desenvolver a iniciativa
“Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab
(EUN) com o objetivo de consolidar os resultados obtidos em
vários projetos promovidos/dinamizados nos últimos anos pela
EUN, tais como iTEC (Innovative Technologies for an Engaging
Classroom), LSL (Living Schools Lab) e CCL (Creative Classrooms
Lab).
Como resultado do trabalho desenvolvido foram
validadas determinadas metodologias para a integração curricular
das TIC que agora gostaríamos de disseminar. Para tal, contamos
com uma equipa de embaixadoras da Iniciativa "Laboratórios de
Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN)" que irão dinamizar
diversas ações, divulgando recursos educativos e apoiando os
professores na sua utilização.
No âmbito desta iniciativa
irá decorrer o evento formativo — Workshop
de apresentação da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT)
/Future Classroom Lab (EUN)". Após uma breve
apresentação da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem (PT)
/Future Classroom Lab (EUN)" os participantes poderão
experimentar algumas ferramentas digitais
que apoiam as atividades de aprendizagem de cenários de Sala
de Aula do Futuro.
DESTINATÁRIOS: Professores do 1.º,
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
DATA | HORA: 22.MAIO.2015 | 16h45 às 19h45 (3 horas)
LOCAL: Escola Dr. Francisco Sanches, Braga
N.º DE PARTICIPANTES: 20 a
30 (seleção por ordem de entrada)
NOTA: É aconselhável que os
participantes levem computador portátil e/ou outros
dispositivos.
•
Flyer
•
Ficha de Inscrição
on-line
(Data limite para inscrição: 21.MAIO.2015)
2015.04.20
Plano de Promoção de Eficiência no Consumo — Tutores de Energia nas Escolas
No
âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia
Elétrica, promovido pela
ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, a
RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede
Nacional), com o apoio das Agências de Energia e Ambiente, é
parceira da ADENE
- Agência para a Energia para a implementação do programa
nacional TUTORES DE ENERGIA NAS ESCOLAS, que tem como objetivo
criar a figura do Tutor de Energia em 120 agrupamentos de
escolas, através da aquisição de competências para a gestão de
energia.
O programa tem como principal objetivo combater a
falta de informação que o sector escolar sente em relação às
questões da eficiência energética.
Neste âmbito, irá decorrer
durante os próximos meses de abril e maio o Curso de Formação "Plano
de Promoção de Eficiência no Consumo — Tutores de Energia nas
Escolas", com um total
de
Para efeito de certificação, os
professores designados para frequentar esta ação devem completar
o processo junto deste Centro de Formação, preenchendo a
Ficha de Inscrição,
que depois de assinada e autenticada pelos Serviços
Administrativos, deve ser digitalizada e enviada por
mail
(cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao
próximo dia 9 de abril de 2015.
•
Cronograma:
• Local: Agência de Energia do Cávado | Rua do Carmo, 29
| 4700-309 BRAGA | 41°33'12.57"N 8°25'32.0"W
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
(Apenas para quem foi designado pela respetiva
Escola/Agrupamento)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.04.02
Autismo — Diagnóstico e metodologias de Intervenção
Por
iniciativa do Agrupamento de Gonçalo Sampaio, irá decorrer
durante os próximos meses de abril e maio o Curso de Formação "Autismo
— Diagnóstico e metodologias de Intervenção", com um total
de
Esta ação tem como destinatários os Educadores de
Infância e Professores do Ensino Básico do referido Agrupamento de Escolas.
•
Cronograma:
• Local: Escola EB.23 Prof. Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.03.30
Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º Ciclos - Programa PRESSE
No
âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do
Agrupamento Carlos Amarante,
decorrerá durante os meses de abril e maio, uma Oficina de
Formação denominada "Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º
Ciclos - Programa PRESSE", com um total
de
Esta ação tem como destinatários os professores dos 2.º e 3.º
Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e dos Grupos 910,
920 e 930 do referido Agrupamento de Escolas.
•
Cronograma:
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.03.12
O Novo Programa de Matemática no 1.º Ciclo — uma abordagem pedagógica contextualizada
Por
iniciativa do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, realiza-se
nos próximos meses de abril e maio a Oficina de Formação "O
Novo Programa de Matemática no 1.º Ciclo – uma abordagem
pedagógica contextualizada". Focalizada numa área
prioritária para o desenvolvimento do Currículo Nacional,
pretende convergir com a necessidade de planificar e organizar
estratégias e selecionar e produzir atividades e materiais
didático-pedagógicos de acordo com as necessidades e as
características contextuais, por forma a (re)inovar as práticas
educativas no âmbito do ensino da Matemática, com um novo
enfoque curricular que privilegia o desenvolvimento do sentido
de número e das operações, o cálculo mental e as competências
transversais.
DESTINATÁRIOS: Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Grupo 110)
do Agrupamento Sá de Miranda.
INSCRIÇÃO:
A inscrição é feita através do preenchimento da
Ficha de Inscrição (descarregar
abaixo) que, depois de preenchida, assinada e autenticada pelos
serviços da escola/agrupamento, deve ser enviada por
mail
(cfsm.secretariado@sa-miranda.net)
ou fax (253617618),
até ao próximo dia 3 de abril.
LOCAL: Escola Escola Sá de Miranda | Braga
CRONOGRAMA:
•
Plano da
Ação
(Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação
(MODELO)
2015.03.09
Fazer Música no Quotidiano do Jardim de Infância
Tendo
consciência da importância do ensino de música em idades cada
vez mais precoces, e do seu contributo para o
desenvolvimento motor e cognitivo, este Centro de Formação,
com a colaboração das formadoras Ondina Cunha e Ana
Isabel Domingues, levará a cabo, entre março e maio de 2015, uma Oficina de Formação
denominada "Fazer Música no Quotidiano do Jardim de Infância",
acreditada pelo Conselho
Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com um total
de
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância.
INSCRIÇÃO:
A inscrição nesta ação está
limitada aos docentes do grupo 100 que integram a equipa
que a promoveu, devendo ser feita através do preenchimento da
Ficha de Inscrição (
LOCAL: Escola Dr. Francisco Sanches (Braga)
CRONOGRAMA:
•
Plano da
Ação
(Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação
(MODELO)
2015.02.20
II Encontro de Boas Práticas — A leitura e as literacias, ferramentas para a integração social
Por
iniciativa da Rede de Bibliotecas de Braga, realiza-se nos
próximos dias 6 e 7 de março de 2015, o "II Encontro de
Boas Práticas" , acreditado na
modalidade de Curso de Formação pelo Conselho
Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com um total
de
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos
Ensinos Básico e Secundário.
INSCRIÇÃO:
A inscrição neste encontro, enquanto
ação de formação acreditada, é feita através do preenchimento da
Ficha de Inscrição (
LOCAL: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)
•
Desdobrável
•
Plano do Curso
(Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO) —
Data limite para entrega
21.03.2015!
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação
(MODELO)
•
Avaliação (INFORMAÇÕES)
2015.02.16
Promoção do Sucesso na Matemática Utilizando Novas Tecnologias
Com
esta ação pretende-se que os participantes:
- Organizem
compreensivamente um quadro integrador dos fatores motivacionais
moderadores da aprendizagem;
- Elaborem um esquema
conceptual que articule os processos de instrução e os processos
de autorregulação da aprendizagem;
- Conheçam uma plataforma
Hipermédia que utiliza na sua conceção os processos de
autorregulação da aprendizagem;
- Elaborem um esquema de
aula recorrendo às novas tecnologias.
A inscrição nesta
ação está limitada aos docentes dos grupos 230 e 500 que
integram a equipa que a promoveu, devendo ser feita através do
preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois
de assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento
de origem, deve ser enviada por mail
(cfsm.secretariado@sa-miranda.net) ou fax (253617618) até ao
próximo dia 20 de fevereiro de 2015.
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
• LOCAL/CRONOGRAMA: EB23
ANDRÉ SOARES | 28.FEVEREIRO | 14.MARÇO | 21.MARÇO | 09H00 -
13H00
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.02.06
Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º Ciclos - Programa PRESSE
No
âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian,
decorrerá, durante os meses de março e abril, uma Oficina de
Formação intitulada "Educação para a Sexualidade no 2.º e 3.º
Ciclos - Programa PRESSE", com um total
de
Esta ação tem como destinatários os professores dos 2.º e 3.º
Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e dos Grupos 910,
920 e 930 do Conservatório de
Música Calouste Gulbenkian.
•
Cronograma
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.03.03
Apresentações multimédia - Prezi
O
Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL
Editores, vai realizar a ação de formação "Apresentações
multimédia - Prezi".
Com este curso pretende-se
proporcionar aos docentes a aquisição de conhecimentos que lhes
permitam produzir apresentações multimédia num software inovador
(Prezi) e disponíveis na cloud.
• INSCRIÇÃO: É feita
através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar
abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada pelos
serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser entregue ao
Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao próximo dia 22 de
fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
•
LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
•
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos
Básico e Secundário.
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.01.28
O papel do professor: da teoria à prática
O
Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL
Editores, vai realizar a ação de formação "O papel do professor:
da teoria à prática".
Com esta ação de formação pretende-se
criar um espaço de reflexão sobre o contexto pedagógico-didático
em que se inserem as Metas Curriculares, para as disciplinas de
Ciências da Natureza, Inglês, História, Geografia, Biologia e
Geologia, visando o aprofundamento dos conteúdos curriculares
convocados pela implementação das mesmas, em espaços de
aprendizagem diversificados, com recurso a estratégias de ensino
concretas e motivantes.
Esta ação relava para os efeitos
referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como
formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores
dos grupos 230, 330, 400, 420 e 520.
• INSCRIÇÃO: É feita
através do preenchimento da Ficha de Inscrição (descarregar
abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada pelos
serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser entregue ao
Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao
próximo dia 22 de fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
•
LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
•
DESTINATÁRIOS: Professores dos grupos 230, 330, 400, 420 e 520
• DURAÇÃO: 15horas (0,6 créditos)
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
05A.2015 | Grupo 520:
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO )
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO )
05B.2015 | Grupo 330:
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO )
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO )
05C.2015 | Grupo 400:
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO )
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO )
05D.2015 | Grupo 420:
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO )
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO )
2015.01.28
Metas Curriculares da Matemática no Ensino Secundário
O
Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL
Editores, vai realizar a ação de formação "Metas
Curriculares no Ensino Secundário".
Com esta ação de
formação pretende-se dar resposta às necessidades expressas
pelos professores, dando-se a conhecer o contexto das
Metas Curriculares e proporcinando-se uma atualização dos seus
conhecimentos teórico-práticos ao nível de operacionalização das
temáticas abordadas nas mesmas.
Esta ação relava para os
efeitos referidos no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, como
formação na “dimensão científica e pedagógica” dos Professores
do grupo 500.
• INSCRIÇÃO: É feita através do preenchimento
da Ficha de Inscrição (descarregar abaixo). Depois preenchida,
assinada e autenticada pelos serviços da escola/agrupamento de
origem, deve ser entregue ao Consultor Pedagógico da AREAL
Editores, até ao próximo dia 22 de fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
•
LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
•
DESTINATÁRIOS: Professores do grupo 500
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.01.28
Para uma Avaliação Eficaz das Aprendizagens na Disciplina de Espanhol: técnicas de elaboração de testes escritos e de critérios de classificação
O
Centro de Formação Sá de Miranda, em colaboração com a AREAL
Editores, vai realizar a ação de formação "Para uma
Avaliação Eficaz das Aprendizagens na Disciplina de Espanhol:
técnicas de elaboração detestes escritos e de critérios de
classificação".
Com esta ação de formação
pretende-se dotar os docentes de técnicas que configurem o teste
escrito de Espanhol como um bom instrumento de avaliação.
Esta ação relava para os efeitos referidos no artigo 9.º do
Decreto-Lei n.º 22/2014, como formação na “dimensão científica e
pedagógica” dos Professores do grupo 350.
• INSCRIÇÃO: É
feita através do preenchimento da Ficha de Inscrição
(descarregar abaixo). Depois preenchida, assinada e autenticada
pelos serviços da escola/agrupamento de origem, deve ser
entregue ao Consultor Pedagógico da AREAL Editores, até ao
próximo dia 22 de fevereiro de 2015.
• CRONOGRAMA:
•
LOCAL: Escola Carlos Amarante | Rua da Restauração | BRAGA
•
DESTINATÁRIOS: Professores do grupo 350
• DURAÇÃO: 12horas (0,5 créditos).
•
Plano da Ação (Objetivos, Conteúdos, etc.)
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.01.28
Avaliação do Desempenho Docente — regular, supervisionar e melhorar a prática profissional
Por
iniciativa de um grupo de docentes do Agrupamento de Escola
Carlos Amarante, terá início no dia 16 de janeiro de 2015, pelas
18h30, um Curso de Formação subordinado ao tema "Avaliação
do Desempenho Docente — regular, supervisionar e melhorar a
prática profissional"
, com um total
de
Esta
ação tem como destinatários os Educadores de Infância e
Professores dos Ensinos Básico e Secundário que lecionam no
referido Agrupamento de Escolas.
INSCRIÇÃO: É feita através do
preenchimento da Ficha de Inscrição (
LOCAL: Escola EB23 de Gualtar (Braga)
•
Cronograma:
•
Plano do Curso/Conteúdos
•
Ficha de Inscrição
•
Relatório de Reflexão Crítica Individual
(MODELO)
•
Relatório do Formador
e
Tabela de Avaliação (MODELO)
2015.01.12
APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: Integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos média e da informação nas aprendizagens
Por
iniciativa da Dra. Regina Campos, Coordenadora Interconcelhia da
RBE, realiza-se, entre 2 de fevereiro e 18
de maio de 2015, um Curso de Formação subordinado ao tema "APRENDER
COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: Integração e desenvolvimento das
literacias da leitura, dos média e da informação nas
aprendizagens"
, com um total
de
Esta
ação tem como destinatários os Educadores de Infância e
Professores dos Ensinos Básico e Secundário que lecionam em
escolas da área de coordenação da Dra. Regina Campos, isto é,
pertencentes aos concelhos de Braga,
Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre e Boticas.
INSCRIÇÃO: É feita através do
preenchimento da Ficha de Inscrição (
LOCAL: EB23 André Soares (Braga)
•
Plano do Curso/Conteúdos
•
Ficha de Inscrição
•
Turma A:
-
Cronograma Turma A
-
Turma A Listagem de Inscritos
-
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO
Turma A)
-
Relatório do Formador e
Tabela de Avaliação (MODELO
Turma A)
•
Turma B:
-
Cronograma Turma B
-
Turma B - Listagem de Inscritos
-
Relatório de Reflexão Crítica Individual (MODELO
Turma B)
-
Relatório do Formador e
Tabela de Avaliação (MODELO
Turma B)
2015.01.07
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019